00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Saúde mental na atenção primária: a prática médica em foco
Autor(es): Rocha, Mayara Nakiria Tavares da
Primeiro Orientador: Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes
metadata.dc.contributor.referee1: Correia, Divanise Suruagy
metadata.dc.contributor.referee2: Ferigato, Sabrina Helena
Resumo: A Atenção Primária em Saúde (APS) tem sido apontada como um caminho para o enfrentamento da crescente demanda em saúde mental e nesse contexto, a prática médica precisa corresponder a essa realidade, se distanciando da mera medicalização e se aproximando de abordagens que promovam um cuidado integral e compartilhado. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar a prática médica diante dos casos de saúde mental da população sob a ótica do médico que atua na APS em um município alagoano. Tratou-se de um estudo qualitativo, desenvolvido a partir de um enfoque exploratório. A população constou de cinco médicos, selecionados de maneira intencional – por meio do critério de conveniência, caracterizado pela atuação na APS, atendendo casos de saúde mental em suas respectivas unidades de saúde da família, pertencentes a um município alagoano da 5o região de saúde. Os dados foram coletados/produzidos por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada – elaborado especificamente para esta finalidade da pesquisa. As entrevistas ocorreram de maneira individual, em local e horário pré-agendados, na modalidade presencial e/ou virtual dada a necessidade de adequação diante do cenário de pandemia de covid-19. Os dados produzidos foram tratados mediante a análise temática. Quanto aos resultados, esses apontaram uma prática médica em saúde mental orientada pelo modelo biomédico, com destaque ao uso da abordagem medicamentosa em detrimento de outras condutas terapêuticas. Para os participantes o cuidado em saúde mental na APS tem um caráter deficitário, marcado por uma sensação de isolamento e insegurança, considerando a incipiência dos apoios da rede de cuidado, do trabalho multiprofissional e da interdisciplinaridade, bem como a existência de um sistema de referência e contrarreferência marcado por com deficiências e ausência de diálogo entre médico da APS e o especialista, não atendendo as demandas e expectativas frente aos casos de saúde mental. Ademais, para os participantes o seu processo formativo em saúde mental valorizou o cenário hospitalar, com subutilização dos espaços na APS. Orientado pelos resultados do estudo, foi elaborado um produto educacional, um guia interativo, para auxiliar a prática profissional médica, no tocante ao cuidado dos pacientes em sofrimento mental na APS. A base metodológica do produto educacional seguiu os princípios do método CTM3 (concepção do produto, referencial teórico, referencial metodológico). Ao final do estudo, conclui-se que a prática médica em saúde mental na APS ainda conserva características do modelo biomédico, tendo dificuldades para implementar os princípios e conceitos da atenção psicossocial, embora se reconheça sua importância, bem como a necessidade de transformação da atuação. Dessa forma, espera-se que os achados permitam a ampliação da discussão sobre a prática médica, de modo a propor avanços e melhorias no cuidado em saúde mental na APS. De igual modo, se almeja que o produto educacional proposto possa auxiliar os profissionais médicos possa os sensibilizar a atuarem na APS no âmbito da saúde mental, de maneira a reconhecer a rede de atenção na qual estão inseridos, e da qual podem se utilizar, de modo a ampliar sua atuação, trazendo a sua prática outras formas e ferramentas de cuidado.
Abstract: Primary Health Care (PHC) has emerged as a way to face the growing demand in mental health and, in this context, medical practice needs to correspond to this reality, distancing itself from mere medicalization and approaching approaches that promote a comprehensive and shared care. Therefore, the present study aimed to analyze medical practice when faced with cases of mental health in the population from the perspective of the physician who works in the PHC in a city in the state Alagoas, Brazil. This was a qualitative study, developed from an exploratory approach. The population consisted of five physicians, intentionally selected by the criterion of convenience, characterized by their performance in PHC, attending mental health cases in their respective family health units, belonging to a city in Alagoas, in the 5th health region. The data was collected/produced by means of a semi-structured interview script - prepared specifically for this purpose of the research. The interviews were conducted individually, at a pre-scheduled time and place, in face-to-face and/or virtual mode given the need to adapt to the covid-19 pandemic scenario. The data produced was treated using content thematic analysis. As for the results, they point to a medical practice in mental health oriented by the biomedical model, with emphasis on the use of the medication approach in detriment of other therapeutic conducts. For the participants, mental health care in PHC has a deficit character, marked by a feeling of isolation and insecurity, considering the incipient support of the care network, the multiprofessional and interdisciplinary work, as well as the existence of a reference and counter-reference system marked by deficiencies and lack of dialogue between the PHC physicians and the specialist, not meeting the demands and expectations in mental health cases. Furthermore, for the participants, their training process in mental health valued the hospital setting, with underutilization of the spaces in PHC. Guided by the results of the study, an educational product was developed, an interactive guide, to assist the medical professional practice, regarding the care of patients in mental distress in PHC. The methodological basis of the educational product followed the principles of the CTM3 method (term in Portuguese for product design, theoretical framework, methodological framework). At the end of the study, it is concluded that medical practice in mental health in PHC still retains characteristics of the biomedical model, having difficulties to implement the principles and concepts of psychosocial care, although its importance is recognized, as well as the need for transformation of the performance. Thus, it is expected that the findings allow the expansion of the discussion about medical practice, in order to propose advances and improvements in mental health care in PHC. In the same way, it is hoped that the proposed educational product can help medical professionals to be sensitized to work in PHC in the mental health field, in order to recognize the network of care in which they are inserted, and which they can use, so as to expand their work, bringing to their practice other forms and tools of care.
Palavras-chave: Saúde mental
Prática médica – Saúde mental
Atenção primária à saúde
Mental health
Primary health care
Medical practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família
Citação: ROCHA, Mayara Nakiria Tavares da. Saúde mental na atenção primária: a prática médica em foco. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família) – Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10889
Data do documento: 26-jul-2021
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