00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ciberespaço e a formação do self: exposição de adolescentes no Facebook
Título(s) alternativo(s): Cyberspace and the formation of the self: adolescents' exposure on Facebook
Autor(es): Souza, Valentina Bezerra de
Primeiro Orientador: Fernandes, Sheyla Christine Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Freires, Leogildo Alves
Resumo: Em decorrência do avanço tecnológico nos últimos anos, a comunicação presencial tem cedido lugar para o ciberespaço diante da adesão crescente às redes sociais virtuais, sendo o Facebook a rede social mais popular do mundo. Neste contexto de expansão da cultura digital, torna-se relevante analisar as implicações emergentes das práticas que ocorrem no ciberespaço. O objetivo deste artigo é analisar a exposição de adolescentes no Facebook e suas implicações para a formação do self nessa faixa etária. Foi realizada uma busca nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC), Biblioteca Virtual em Saúde Psicologia Brasil (BVS Psi), seguida por duas análises: a primeira, sobre os dados bibliométricos dos artigos selecionados e a segunda sobre os resultados gerados pelo software Iramuteq a partir da criação do corpus textual formado pelos resultados e conclusões dos artigos desta revisão. Os resultados foram apresentados em 3 dimensões: 1) formação do self entre usuários adolescentes no Facebook; 2) riscos relacionados a exposição no Facebook e 3) adolescentes no campo do ciberespaço. A conclusão sugere que as possíveis implicações da exposição do adolescente no ciberespaço são processos circulados por muitas variáveis, com maior ou menor conexão que impactam o self a partir de elementos como: economia do investimento interpessoal, tempo prolongado no ciberespaço, novas possibilidades de interação, participação e criação de modelos de identificação através de grupos, excesso de informação e conteúdo.
Abstract: As a result of technological advances in recent years, face-to-face communication has given way to cyberspace due to the growing adherence to virtual social networks, with Facebook being the most popular social network in the world. In this context of expanding digital culture, it becomes relevant to analyze the implications emerging from the practices that occur in cyberspace. The aim of this article is to analyze the exposure of adolescents on Facebook and its implications for the formation of the self in this age group. A search in the Scientific Electronic Library Online (SciELO), Psychology Electronic Periodicals (PePSIC) and Virtual Health Library Psychology Brazil (BVS Psi) databases was carried out, followed by two analyses: the first on the bibliometric data of the selected articles and the second on the results generated by the Iramuteq software from the creation of the text corpus formed by the results and conclusions of the articles of this review. The results were presented in 3 dimensions: 1) formation of the self among adolescent users in Facebook; 2) risks related to exposure in Facebook and 3) adolescents in the cyberspace field. The conclusion suggests that the possible implications of adolescent exposure in cyberspace are processes circulated by many variables, with more or less connection that impact the self from elements such as: economy of interpersonal investment, prolonged time in cyberspace, new possibilities of interaction, participation and creation of identification models through groups, excess of information and content.
Palavras-chave: Redes sociais
Adolescência
Exposição
Facebook
Social networking
Adolescence
Exposure
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia - Bacharelado
Citação: SOUZA, Valentina Bezerra de. Ciberespaço e a formação do self: exposição de adolescentes no Facebook. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10818
Data do documento: 5-jul-2021
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