00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10773
Tipo: Dissertação
Título: Orides Fontela e Renata Pimentel em aproximações dialógicas: da poesia entre a filosofia e a terra.
Título(s) alternativo(s): Orides Fontela and Renata Pimentel in dialogic approaches: from poetry between philosophy and earth.
Autor(es): Beserra, Eduardo de Lima
Primeiro Orientador: Medeiros, Ana Clara Magalhães de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Teixeira, Renata Pimentel
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida , Sherry Morgana Justino de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Susana Souto
Resumo: Esta dissertação empreende uma leitura das obras poéticas Transposição (1967 [2015]), de Orides Fontela, e Denso e leve como o voo das árvores (2015), de Renata Pimentel. Os objetivos principais consistem em sondar e apreender os pontos de intersecção entre as duas poéticas, a partir do caráter possivelmente dialógico da poesia (BAKHTIN, 2020), antevendo como a segunda toma a primeira enquanto elemento de alteridade. Além disso, a pesquisa procura balizar o que cada poética determina dentro dos seus domínios. A poesia de Fontela, nesta empreitada dissertativa, faz-se ver no plano imagético, simbólico, filosófico e esquadrinhador da linguagem pela rarefação da palavra, o que nos permite circunscrevê-la na poesia filosofante. Em Pimentel, deparamo-nos com versos debruçados sobre as sutilezas das concretudes da matéria e do corpo, via cruzos e encruzilhadas, conceitos da pedagogia das encruzilhadas relacionados à harmonia/confluência de saberes ancestrais cujo apoio teórico se encontra em estudos de Simas e Rufino (2019), o que assinala a poesia terreiral. Valemo-nos, metodologicamente, da Literatura Comparada, com foco na Antropofagia Cultural de Oswald de Andrade, a qual se institui, com maior relevo, mediante a alteridade. Esses fatores de orientação são respaldados pela Geopoesia (SILVA JR, 2015; 2020; 2021), amparando e reatualizando a imagem das flâneuses e o mecanismo analítico da etnoflânerie, viabilizando a assimilação dos movimentos discursivos e pensamentais que as vozes instauradas nas poéticas em cotejo manifestam. A base teórica, crítica e metodológica se sustenta na Crítica Literária Polifônica, que toma a inteireza da vida de homens e de mulheres, por meio do desassossego histórico e social, clarividente no mal-estar das civilizações e nos recessos da colonização (MEDEIROS, 2017). As arestas dessa perspectiva encontram sustentação na teoria bakhtiniana (BAKHTIN, 2002; 2020), movendo conceitos nevrálgicos para a investigação dos objetos artísticos aqui aferidos. Também consideramos as contribuições teóricas de Jean Cohen (1974), Hugo Friedrich (1978) e Octavio Paz (2012) quando da necessidade de nos debruçarmos sobre as sutilezas da poesia. Esses compassos nos levam aos princípios estéticos, os quais circundam a matéria poética para responder ao mal-estar da cultura pela palavra, pela imagem e pela ação artística, aludindo aos contornos multifacetados da arte e às condições existenciais de suspensão, fragmentação, inquietação e enfrentamento histórico dos indivíduos.
Abstract: This dissertation undertakes a reading of the poetic works Transposição (1967 [2015]), by Orides Fontela, and Denso e leve como o voo das árvores (2015), by Renata Pimentel. The main objectives are to probe and apprehend the intersection points between the two poetics, from the dialogical character of poetry (BAKHTIN, 2020), foreseeing how the second takes the first as an element of alterity. In addition, the research seeks to mark out what each poetic determines within its domains. Fontela's poetry, in this dissertation endeavor, is seen in the imagery, symbolic, philosophical and scrutinizing plane of language by the rarefaction of the word, which allows us to circumscribe it in philosophical poetry. In Pimentel, we come across verses focused on the subtleties of the concreteness of matter and the body, via cruzos e encruzilhadas, concepts of the pedagogia das encruzilhadas related to the harmony/confluence of ancestral knowledge whose theoretical support is found in studies by Simas and Rufino (2019), which marks terreiral poetry. Methodologically, we make use of Comparative Literature, focusing on Oswald de Andrade's Cultural Anthropophagy, which is instituted, with greater emphasis, through alterity. These guiding factors are supported by Geopoesia (SILVA JR, 2015; 2020; 2021), supporting and updating the image of flâneuses and the analytical mechanism of etnoflânerie, enabling the assimilation of discursive and thought movements that the voices established in the poetics in comparison manifest. The theoretical, critical and methodological basis is based on Polyphonic Literary Criticism, which takes the entire lives of men and women, through historical and social unrest, clairvoyant in the malaise of civilizations and in the recesses of colonization (MEDEIROS, 2017). The edges of this perspective find support in Bakhtinian theory (BAKHTIN, 2002; 2020), moving neuralgic concepts to the investigation of the artistic objects measured here. We also consider the theoretical contributions of Jean Cohen (1974), Hugo Friedrich (1978) and Octavio Paz (2012) when we need to look into the subtleties of poetry. These compasses lead us to the princípios estéticos, which surround the poetic matter to respond to the malaise of culture through the word, the image and the artistic action, alluding to the multifaceted contours of art and the existential conditions of suspension, fragmentation, restlessness and confrontation history of individuals.
Palavras-chave: Fontela, Orides, 1940-1998
Pimentel, Renata
Poesia brasileira
Poesia-Filosofia
Geopoesia
Fontela, Orides, 1940-1998
Pimentel, Renata
Brazilian poetry
Poetry-Philosophy
Geopoetry
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: BESERRA, Eduardo de Lima. Orides Fontela e Renata Pimentel em aproximações dialógicas: da poesia entre a filosofia e a terra. 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Literatura) - Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10773
Data do documento: 9-fev-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Orides Fontela e Renata Pimentel em aproximações dialógicas da poesia entre a filosofia e a terra.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.