00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM Dissertações e Teses defendidas na UFAL - EENF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10702
Tipo: Dissertação
Título: Ser enfermeira no cuidado intensivo neonatal durante a pandemia de COVID-19 à luz da fenomenologia
Autor(es): Dantas, Hallana Laisa de Lima
Primeiro Orientador: Lúcio, Ingrid Martins Leite
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Comassetto, Isabel
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Regina Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Breda, Mércia Zeviani
Resumo: Considerações iniciais: Esta dissertação apresenta como objeto de investigação o ser enfermeira em situação de cuidado intensivo neonatal durante a pandemia de COVID-19. Investigações que abordam os profissionais de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal apontam cargas psicológicas sobrepostas às demandas biológicas, química, fisiológica, físicas e mecânicas no ambiente de trabalho. Destacam-se as relações interpessoais com a equipe e interação com os familiares e/ou responsáveis pelo RecémNascido como um aspecto representativo para o que é apontado como um desgaste. Assim, pretendeu-se trazer à luz o ser enfermeiro(a) sendo-aí-no-mundo-da-utin, os significados que este ser percebe enquanto existe no mundo-da-utin, movimento que dá relevo a como ocorrem as interações e fenômenos entre o ser enfermeira vivenciando uma pandemia e os outros e as coisas no mundo-da-utin. Por fim, responder à seguinte questão de pesquisa: como é ser enfermeira no cuidado intensivo neonatal durante a pandemia de COVID-19? Objetivo: compreender como é ser enfermeira que cuida do Recém-Nascido em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal durante a pandemia de COVID-19. Método: Estudo de natureza qualitativa, com abordagem fenomenológica interpretativa e referencial teórico-metodológico de Patrícia Benner (1994), haja vista que o objeto é subjetivo e particular, velado no ser do enfermeiro mediante o sofrimento humano em ambiente de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal durante a pandemia de COVID-19, sendo esse o mecanismo de construção de informações mais adequado. Resultados e Discussão: Participaram do estudo oito enfermeiras da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes. Neste processo surgiram claramente dois temas que situavam todas as falas das entrevistadas: enfrentamento da pandemia e relacionamento enfermeira-paciente. Após a verificação desta tematização, sucedeu paralelamente a categorização e subcategorização dentro das temáticas. Após análise é apresentado um caso paradigmático. Considerações Finais: Esta investigação verificou que a enfermeira de UTIN durante a pandemia se realiza em sua profissão e apresenta noções de identidade profissional muito bem consolidadas, mesmo vivenciando iniquidades organizacionais, institucionais e adoecimento mental. É urgente, o acolhimento qualificado das necessidades psicoemocionais das enfermeiras que atuam em UTIN, em prol do seu rendimento e qualidade de vida no trabalho. Recomenda-se que mais pesquisas utilizando a filosofia de Benner sejam desenvolvidas no Brasil para favorecer o domínio do referencial e aperfeiçoamento das pesquisas fenomenológicas em enfermagem. De igual modo, interessa desenvolver outras investigações para o aprofundamento das situações relacionadas ao sentimento de (auto)cobrança ou culpa e comunicação interprofissional da enfermagem com outros profissionais da UTIN durante a pandemia de COVID-19.
Abstract: Initial considerations: This dissertation presents as an object of investigation being a nurse in a situation of neonatal intensive care during the COVID-19 pandemic. Investigations that address nursing professionals in the Neonatal Intensive Care Unit point to psychological burdens superimposed on biological, chemical, physiological, physical and mechanical demands in the work environment. Interpersonal relationships with the team and interaction with family members and/or guardians of the newborn stand out as a representative aspect for what is pointed out as wear. Thus, it was intended to bring to light the being a nurse beingthere-in-the-utin-world, the meanings that this being perceives while existing in the utinworld, a movement that highlights how interactions occur and phenomena between being a nurse experiencing a pandemic and others and things in the utin-world. Finally, answer the following research question: what is it like to be a nurse in neonatal intensive care during the COVID-19 pandemic? Objective: to understand what it is like to be a nurse who takes care of the newborn in the Neonatal Intensive Care Unit during the COVID-19 pandemic. Method: Study of a qualitative nature, with an interpretative phenomenological approach and a theoretical-methodological framework by Patrícia Benner (1994), given that the object is subjective and particular, veiled in the being of the nurse through human suffering in the environment of a Neonatal Intensive Care Unit during the COVID-19 pandemic, which is the most adequate information construction mechanism. Results and Discussion: Eight nurses from the Neonatal Intensive Care Unit of the University Hospital Professor Alberto Antunes participated in the study. In this process, two themes emerged that were part of all the interviewees' statements: coping with the pandemic and the nurse-patient relationship. After verifying this thematization, the categorization and subcategorization within the themes took place in parallel. After analysis, a paradigmatic case is presented. Final Considerations: This investigation verified that the NICU nurse during the pandemic takes place in her profession and presents very well consolidated notions of professional identity, even experiencing organizational, institutional inequalities and mental illness. The qualified reception of the psycho-emotional needs of nurses working in the NICU is urgent, in favor of their performance and quality of life at work. It is recommended that more research using Benner's philosophy be developed in Brazil to favor the mastery of the framework and improvement of phenomenological research in nursing. Likewise, it is interesting to develop other investigations to deepen situations related to the feeling of (self) demand or guilt and interprofessional communication between nursing professionals and other NICU professionals during the COVID-19 pandemic.
Palavras-chave: Fenomenologia
Universidade de terapia intensiva neonatal
Enfermagem neonatal
COVID-19
Phenomenology
Neonatal Intensive Care Unit
Neonatal Nursing
Dialectical Hermeneutics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: DANTAS, Hallana Laisa de Lima. Ser enfermeira no cuidado intensivo neonatal durante a pandemia de COVID-19 à luz da fenomenologia. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10702
Data do documento: 20-dez-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - EENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ser enfermeira no cuidado intensivo neonatal durante a pandemia de COVID-19 à.pdf1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.