00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Corpo e aprendizagem: os entraves da indisciplina escolar
Título(s) alternativo(s): Body and learning: the barriers of school indiscipline
Autor(es): Santos, Maria Diomar dos
Primeiro Orientador: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Anderson de Alencar
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Elza Maria da
Resumo: Este trabalho pretende problematizar a relação corpo e aprendizagem, considerando a indisciplina escolar como um dos grandes desafios do processo ensino-aprendizagem, investigaremos se existe uma relação de negação do corpo como local de aprendizagem em detrimento da criação de um saber disciplinar, cerceador e limitador dos processos educativos através das expressões corporais. Dessa forma, o grande objetivo deste trabalho será analisar o corpo e sua relação com o espaço escolar. Isto quer dizer, compreender a disciplina como mecanismo de dominação, coerção e controle sobre o corpo, e a indisciplina como transgressão da ordem e dos regulamentos de poder. Bem como, o espaço escolar como regulador do corpo-sujeito, local do arbitrário cultural que molda os corpos dos indivíduos. Fundamentaremos nossa pesquisa na obra clássica de Michel Foucault, Vigiar e Punir (1987), buscando compreender nesta obra a originalidade do debate a cerca da relação entre corpo e disciplina. Metodologicamente, abordaremos nosso objeto de pesquisa a partir de uma análise bibliográfica dos conteúdos já mencionados, através de uma revisão textual. Este artigo visa assinalar que a escola como marco regulatório cria nos corpos dos indivíduos uma docilidade útil que tem como finalidade última tornar os sujeitos disciplinados e aptos ao regramento social, considerando tudo aquilo que é expressão corporal transgressão e impedindo que o corpo seja compreendido como local de aprendizagem.
Abstract: This work intends to problematize the relationship between body and learning, considering school indiscipline as one of the great challenges of the teaching-learning process, we will investigate if there is a relation of denial of the body as a place of learning to the detriment of the creation of a disciplinary, restraining and limiting knowledge of educational processes through bodily expressions. Thus, the main objective of this work will be to analyze the body and its relationship with the school space. That is, understanding discipline as a mechanism of domination, coercion and control over the body, and indiscipline as a transgression of order and power regulations. As well as, the school space as a regulator of the subject-body, place of the cultural arbitrary that shapes the bodies of individuals. We will base our research on the classic work of Michel Foucault, Discipline and Punish (1987), seeking to understand in this work the originality of the debate about the relationship between body and discipline. Methodologically, we will approach our research object from a bibliographic analysis of the aforementioned contents, through a textual review. This article aims to point out that the school as a regulatory framework creates in the bodies of individuals a useful docility whose ultimate purpose is to make subjects disciplined and fit for social regulation, considering everything that is bodily expression transgression and preventing the body from being understood as a place of learning.
Palavras-chave: Corpo
Disciplina-Indisciplina
Aprendizagem
Body
Discipline-Indiscipline
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: SANTOS, Maria Diomar dos. Corpo e aprendizagem: os entraves da indisciplina escolar. 2023.18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Palmeira dos Índios, Universidade Federal de Alagoas, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10688
Data do documento: 24-fev-2022
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