00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10607
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A relação da dança com a inclusão social dentro do Projeto Construindo uma Cultura de Paz
Autor(es): Silva, Uibiran Tavares da.
Primeiro Orientador: Lima, Noemi Mello Loureiro
metadata.dc.contributor.referee1: Wildhagen, Joana Pinto
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Isabelle Pitta Ramos
Resumo: Esse trabalho propõe construir reflexões sobre as formas de inclusão social e combate à violência dentro da escola, através de atividades culturais, trazendo referências que alimentam a prática das políticas públicas sociais e educacionais, nos permitindo refletir sobre as leis que cercam o campo da educação. Para isto, discorre sobre as políticas públicas de inclusão e aplicação delas no Projeto Construindo uma Cultura de Paz nas escolas municipais de Campo Alegre AL, visando combater a violência e indisciplina. Esta pesquisa tem um perfil qualitativo, dividida em capítulos. O primeiro capítulo traz teóricos que falam sobre o que é inclusão social. O segundo capítulo é uma abordagem sobre as políticas públicas de inclusão social e educacional. E o terceiro e último capítulo discorremos sobre a aplicação das políticas públicas no Projeto Construindo uma Cultura de Paz. A secretaria municipal de Educação e Cultura Investe fortemente no grupo de dança atuante dentro do Projeto, acreditando que a dança enquanto política de inclusão é um dos caminhos no combate à desigualdade, violência e fortalecimento da cultura no ambiente escolar.
Abstract: This work proposes to build reflections on the forms of social inclusion and combating violence within the school, through cultural activities, bringing references that feed the practice of public social and educational policies, allowing us to reflect on the laws that surround the field of education. For this, it discusses the public policies of inclusion and application of them in the Project Building a Culture of Peace in the municipal schools of Campo Alegre AL, aiming to combat violence and indiscipline. This research has a qualitative profile, divided into chapters. The first chapter brings theorists who talk about what social inclusion is. The second chapter is and approach on public policies for social and educational inclusion. And the third and last chapter discusses the application of public policies in the Project Building a Culture of Peace. The municipal education and culture secretariat invests heavily in the dance group active within the Project, believing that dance as an inclusion policy is one of the paths in the fight against inequality, violence and strengthening of culture in the school environment.
Palavras-chave: Políticas públicas em educação
Cultura
Dança
Public policies
Education
Social Inclusion
Culture
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Dança
Citação: SILVA, Uibiran Tavares da. A relação da dança com a inclusão social dentro do Projeto Construindo uma Cultura de Paz, 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Instituto de Ciências Humanas, Curso de Dança, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10607
Data do documento: 2-set-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A relação da dança com a inclusão social dentro do Projeto Construindo uma Cultura de Paz.pdf570.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.