06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10581
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As TDICs e a educação pesquisa exploratória dentre os desafios e as possibilidades no ensino fundamental em Pariconha – A
Autor(es): Silva, Daniel de Melo
Primeiro Orientador: Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Noélia Rodrigues dos
Resumo: Como o mundo está passando por transformações revolucionárias tecnológicas e inovadoras, cada dia mais o nosso hábito de comunicar, informar, interagir, brincar e trabalhar sofre por modificações. Diante disso, esse trabalho tem por finalidade apresentar e mostrar como estamos vivendo essa nova realidade mundial. Tem o intuito de analisar a prática das mudanças ocorridas, quanto na utilização dos recursos tecnológicos digitais, quanto que pode ser usado via internet. O tema em discussão tem como problematização: Quais as estratégias necessárias para o desenvolvimento de atividades pedagógicas mediadas pelos recursos tecnológicos digitais da informação e comunicação (TDIC) para melhorar o processo de ensino e aprendizagem? Rever as estratégias pedagógicas mediadas pelos recursos para o processo de melhorias de ensino e na aprendizagem no contexto escolar. E os demais objetivos são: a) flexibilizar o conceito e definição histórico e social do uso das TDIC na educação básica; b) empenhar a análise do uso da tecnologia digital e sua aplicabilidade no contexto escolar: Um olhar para nova realidade; c) refletir sobre o uso da TDIC na educação: dentre os desafios e possibilidades de ensino e aprendizagem na atualidade. Quanto aos procedimentos metodológicos para aprofundamento, trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva e de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário e aplicado para 5 professores do ensino fundamental 1 e 2. A análise de dados será realizada através do conteúdo abordado e por último, descrever os relatos. Este trabalho está organizado em três capítulos e subtítulos: 1) a TDIC na educação a partir de uma perspectiva histórica; 2) as TDICs e educação: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem e 3) TDIC no contexto educacional: desafios e possibilidades de ensino e aprendizagem na atualidade. Nesse sentido, se faz necessário este estudo para que se possa superar o paradigma de que as TDICs é um simples recurso de ensino, mas compreender que estas são ferramentas mediadoras que possibilitam experiências significativas no fazer pedagógico.
Abstract: As the world is undergoing revolutionary technological transformations and innovations, every day our habit of communicating, informing, interacting, playing and work suffers from changes. In view of this, this work aims to present and show how we are living this new world reality. has the in order to analyze the practice of the changes that occurred, as well as the use of resources digital technologies, how much can be used via the internet. The topic under discussion has as problematization: What are the necessary strategies for the development of pedagogical activities mediated by the digital technological resources of information and communication (TDIC) to improve the teaching process and learning? Review resource-mediated pedagogical strategies for process of improvements in teaching and learning in the school context. and the others objectives are: a) to make the concept and historical and social definition of the use of DICT more flexible in basic education; b) to undertake the analysis of the use of digital technology and its applicability in the school context: A look at the new reality; c) reflect on the use of TDIC in education: among the challenges and possibilities of teaching and current learning. As for the methodological procedures for deepening, it is an exploratory-descriptive research and of a qualitative. Data collection was carried out through a questionnaire and applied for 5 elementary school teachers 1 and 2. Data analysis will be performed through the addressed content and finally, describe the reports. This job is organized into three chapters and subtitles: 1) DICT in education from a historical perspective; 2) TDICs and education: contributions to the process of teaching and learning and 3) TDIC in the educational context: challenges and possibilities of teaching and learning today. In this sense, it is necessary study in order to overcome the paradigm that TDICs are a simple resource of teaching, but understanding that these are mediating tools that enable significant experiences in pedagogical practice.
Palavras-chave: Tecnologia digital de informação e comunicação - TDICs
Ensino e aprendizagem
Educação
Estratégias pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Daniel de Melo. As TDICs e a educação: pesquisa exploratória dentre os desafios e as possibilidades no ensino fundamental em Pariconha – AL. 53 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10581
Data do documento: 19-fev-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.