00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10407
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Precarização do trabalho docente em tempos de pandemia: um estudo exploratório sobre os impactos da adoção do Ensino Remoto Emergencial em uma Escola Estadual de Maceió/AL
Autor(es): Rocha, Izabelle Cristina Ferreira da
Primeiro Orientador: Silva, Welkson Pires da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Souza, Jordânia de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Júlio Cezar Gaudêncio da
Resumo: O presente artigo objetiva refletir sobre a conjuntura de precarização do trabalho docente, com ênfase no contexto pandêmico, em uma escola estadual de Maceió/AL. Para a realização do presente trabalho exploratório lancei mão da pesquisa qualitativa, através da realização de entrevistas com quatro docentes, um de cada área do conhecimento e da revisão bibliográfica sobre o tema, a fim de referenciar as reflexões sobre a prática pedagógica dos professores durante a pandemia de COVID-19 e a aplicação do Ensino Remoto Emergencial. Tal contexto obrigou os educadores a se adaptarem, em um tempo escasso, a esse novo formato de ensino. Os dados coletados sinalizaram que há um agravamento da precarização do docente durante o período pandêmico. É perceptível que existe uma longa jornada de conhecimento, organização, reestruturação, para que o ensino possa a vir a ser atualizado com o uso de novas ferramentas tecnológicas no ensino-aprendizagem.
Abstract: This article aims to reflect on the situation of precariousness of teaching work, with emphasis on the pandemic context, in a state school in Maceió/AL. In order to carry out this exploratory work, I made use of qualitative research, through interviews with four teachers, one from each area of knowledge, and a bibliographic review on the subject, in order to reference the reflections on the teachers' pedagogical practice during the COVID-19 pandemic and the application of Emergency Remote Teaching. This context forced educators to adapt, in a short time, to this new teaching format. The data collected signaled that there is a worsening of the precariousness of the teacher during the pandemic period. It is noticeable that there is a long journey of knowledge, organization, restructuring, so that teaching can be updated with the use of new technological tools in teachinglearning.
Palavras-chave: Pandemia
Trabalho docente - Precarização
Escolas públicas - Maceió (AL)
Ensino Remoto Emergencial
Public schools - Maceió (AL)
Pandemic
Teaching Work - Precariousness
Emergency Remote Teaching
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Sociais
Citação: ROCHA, Izabelle Cristina Ferreira da. Precarização do trabalho docente em tempos de pandemia: um estudo exploratório sobre os impactos da adoção do Ensino Remoto Emergencial em uma escola estadual de Maceió/AL. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10407
Data do documento: 4-mar-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.