Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10407
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Precarização do trabalho docente em tempos de pandemia: um estudo exploratório sobre os impactos da adoção do Ensino Remoto Emergencial em uma Escola Estadual de Maceió/AL |
Autor(es): | Rocha, Izabelle Cristina Ferreira da |
Primeiro Orientador: | Silva, Welkson Pires da |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Souza, Jordânia de Araújo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Júlio Cezar Gaudêncio da |
Resumo: | O presente artigo objetiva refletir sobre a conjuntura de precarização do trabalho docente, com ênfase no contexto pandêmico, em uma escola estadual de Maceió/AL. Para a realização do presente trabalho exploratório lancei mão da pesquisa qualitativa, através da realização de entrevistas com quatro docentes, um de cada área do conhecimento e da revisão bibliográfica sobre o tema, a fim de referenciar as reflexões sobre a prática pedagógica dos professores durante a pandemia de COVID-19 e a aplicação do Ensino Remoto Emergencial. Tal contexto obrigou os educadores a se adaptarem, em um tempo escasso, a esse novo formato de ensino. Os dados coletados sinalizaram que há um agravamento da precarização do docente durante o período pandêmico. É perceptível que existe uma longa jornada de conhecimento, organização, reestruturação, para que o ensino possa a vir a ser atualizado com o uso de novas ferramentas tecnológicas no ensino-aprendizagem. |
Abstract: | This article aims to reflect on the situation of precariousness of teaching work, with emphasis on the pandemic context, in a state school in Maceió/AL. In order to carry out this exploratory work, I made use of qualitative research, through interviews with four teachers, one from each area of knowledge, and a bibliographic review on the subject, in order to reference the reflections on the teachers' pedagogical practice during the COVID-19 pandemic and the application of Emergency Remote Teaching. This context forced educators to adapt, in a short time, to this new teaching format. The data collected signaled that there is a worsening of the precariousness of the teacher during the pandemic period. It is noticeable that there is a long journey of knowledge, organization, restructuring, so that teaching can be updated with the use of new technological tools in teachinglearning. |
Palavras-chave: | Pandemia Trabalho docente - Precarização Escolas públicas - Maceió (AL) Ensino Remoto Emergencial Public schools - Maceió (AL) Pandemic Teaching Work - Precariousness Emergency Remote Teaching |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Sociais |
Citação: | ROCHA, Izabelle Cristina Ferreira da. Precarização do trabalho docente em tempos de pandemia: um estudo exploratório sobre os impactos da adoção do Ensino Remoto Emergencial em uma escola estadual de Maceió/AL. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10407 |
Data do documento: | 4-mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Precarização do trabalho docente em tempos de pandemia- um estudo exploratório sobre os impactos da adoção do Ensino Remoto Emergencial em uma escola estadual de Maceió-AL.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.