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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10394
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A ludicidade aplicada ao ensino da matemática na educação infantil |
Autor(es): | Semião, Beatriz Medeiros |
Primeiro Orientador: | Barbosa, Isnaldo Isaac |
metadata.dc.contributor.referee1: | Farias, José Cícero Gomes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barros, Amauri da Silva |
Resumo: | O presente estudo tem como proposta apresentar a necessidade de inovação sobre os saberes cotidianos e os saberes escolares, relativos aos conhecimentos matemáticos. A Educação Infantil constitui-se em um espaço de aprendizagem que busca favorecer o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, sócio-afetivas e intelectuais da criança, oferecendo-lhe oportunidade para a manifestação da autonomia, do senso crítico e da criatividade. Já é consenso entre especialistas e educadores que quanto mais precoce e estimulante for a interação da criança com as pessoas e com tudo que a cerca, maior e mais significativo será o desenvolvimento de suas potencialidades. Então, é dentro dessa perspectiva que trabalhar a partir do lúdico na educação infantil, é um dos pontos fundamentais para melhor integrar a criança ao seu processo de ensino e aprendizagem de forma realmente significativa. O desenvolvimento metodológico deste estudo esteve pautado na pesquisa bibliográfica, com o propósito de refletir, compreender e mostrar o quanto o lúdico é um dos fortes aliados frente ao ensino da Matemática. Portanto, este estudo tem como proposta enfatizar a importância do lúdico no ensino da Matemática, mais precisamente no que se refere ao trabalho com a educação infantil, possibilitando assim as crianças uma aprendizagem pautada na utilização de jogos e brincadeiras no espaço escolar. |
Abstract: | The present study has as presenting the need for innovation on everyday knowledge and school knowledge, through mathematical knowledge. Early childhood education is a learning space that seeks to foster the development of psychomotor, socio-emotional and intellectual abilities of the child, offering opportunities for the manifestation of autonomy, critical sense and creativity. The first and largest number of stakeholders and educators that are more intensive and stimulating for the development of their potentialities. So it is one of the fundamental goals to improve lucidity in early childhood education, it is one of the fundamental points to improve the health of your teaching and learning process in a really meaningful way. The teaching methodological teaching was in bibliographical research, with the purpose of reflecting, understanding and showing the playful for the strong in front of the teaching of Mathematics. Therefore, this study aims to emphasize the importance of teaching in Mathematics teaching, once again referring to work with a child education, thus enabling a learning in the use of games and games in the school space. |
Palavras-chave: | Aprendizagem Matemática - Estudo e ensino Jogos matemáticos Learning Teaching Mathematical Games |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática Ensino a Distância |
Citação: | SEMIÃO, Beatriz Medeiros. A ludicidade aplicada ao ensino da matemática na educação infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10394 |
Data do documento: | 10-fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM |
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