00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10343
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A experiência do estágio supervisionado na sala de aula e a inserção da Ditadura Civil Militar como projeto temático
Autor(es): Lopes, Giovanni Torres Apratto
Primeiro Orientador: Macedo, Michelle Reis de
metadata.dc.contributor.referee1: Baumgarten, Lidia
metadata.dc.contributor.referee2: Bezerra, Antonio Alves
Resumo: Este trabalho é resultado tanto do que foi trabalhado nas matérias de Estágio Supervisionado do curso de licenciatura em história da Universidade Federal de Alagoas, quanto das experiências ocorridas em sala de aula de uma escola da rede pública estadual. Como referencial teórico, cabe destacar autores como: Circe Bittencourt, Kátia Maria Abud e José Carlos Libâneo. Além de trazer uma breve descrição dos estágios, o trabalho a seguir aborda como a ditadura civil militar pode servir como projeto temático para ser utilizado em sala de aula, valendo-se de diversas fontes na tentativa de dinamizar o aprendizado. Este trabalho não defende que a ditadura civil militar ocorrida no Brasil, seja trabalhada em apenas uma ou até mesmo duas aulas, mas sim em um conjunto de aulas seguidas. Devido a sua complexidade e sua possibilidade enorme de debate, é escolhido trabalhar elencando vários eixos temáticos, como: política interna, relações externas, religiosidade, economia e mudanças culturais. A realização de pequenas atividades durante as aulas é de suma importância para uma avaliação contínua e ainda possibilita um pensamento autônomo dos discentes, além de proporcionar ao aluno uma conexão maior com o local onde está inserido, conhecendo mais sobre o estado e consequentemente mais sobre si mesmo. Trabalhar com a ditadura é importante não só para a historiografia, mas também contribui para uma sociedade crítica.
Abstract: This work is the result both of what was worked on the Supervised Internship subjects of the Licentiate Degree in History at the Federal University of Alagoas, as well as the experiences that took place in a classroom of a school the state public network. As a theoretical reference, is it worth highlighting authors such as: Circe Bittencourt, Kátia Maria Abud and José Carlos Libâneo. In addition to providing a brief description of the internships, the following work discusses how the civil military dictatorship can serve as a thematic project to be used in the classroom, drawing on different sources in an attempt to turn learning more dynamic. This work does not argue that the civil military dictatorship that took place in Brazil should be worked in just one or even two classes, but rather in a set of classes in a row. Due to its complexity and its enormous posssibility of debate, it is chosen to work listing several axes themes, such as: internal politics, external politics, religiosity, economics and cultural changes. The carrying out of small activities during classes is of paramount importance for continuous assessment and also enable students to think independently, in addition to providing students with a greater connection with the place where they are located, knowing more about the state and consequently more about themselves. Working with the dictatorship is important not only for historiography, but it also contributes to a critical society.
Palavras-chave: Brasil - História - 1964-1985
Sala de aula
Sociedade civil
Classroom
Civil military dictatorship
Society
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História
Citação: LOPES, Giovanni Torres Apratto. A experiência do estágio supervisionado na sala de aula e a inserção da Ditadura Civil Militar como projeto temático. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10343
Data do documento: 22-set-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.