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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10246| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Gênero, raça e classe e o atendimento ao parto nos currículos e planos políticos pedagógicos |
| Autor(es): | Carnaúba, Maria Teresa dos Santos Ferreira |
| Primeiro Orientador: | Allebrandt, Débora |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Junqueira, Telma Low Silva |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Meinerz, Nádia Elisa |
| Resumo: | Uma série de estudos tem apontado para o fato que mulheres negras e pobres têm uma maior chance de sofrer violência obstétrica no momento do parto. O objetivo dessa pesquisa é investigar como os planos políticos e pedagógicos dos cursos de medicina e enfermagem de IES da região Nordeste têm se preocupado em formar profissionais para que sejam capazes de enfrentar as desigualdades de raça, classe e gênero no Brasil. Para tanto, nos dedicamos à coleta, sistematização e análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Medicina e Enfermagem da região Nordeste. A busca dos Projetos foi feita a partir da plataforma e-MEC e a sistematização e análise dos documentos foi feita no editor de planilhas Microsoft Excel. Foram analisados um total de vinte e quatro documentos atualizados a partir de 2011. Em nossa análise tiveram destaque nos documentos as categorias de Humanização, Raça e Etnia, Evidências Científicas e Políticas Públicas. Já as categorias de Gênero, Violência Obstétrica e Classe foram as menos contempladas. Quando pensamos nessas categorias em relação à atenção ao parto e nascimento, apenas Evidências Científicas, Humanização e Políticas Públicas se articulam, em dois, quatro e quatro documentos, respectivamente. O escasso debate (e, em alguns casos, sua ausência) sobre direitos sexuais e reprodutivos, violência obstétrica, entre outros temas, na grade curricular de profissionais de saúde contribui para a perpetuação de modelos de assistência abusivos que caminham na contramão do que apontam os conhecimentos científicos produzidos ao longo dos últimos anos e os esforços para a melhoria da atenção ao binômio. |
| Palavras-chave: | Parto Gênero Raças Formação profissional |
| CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Sociais |
| Citação: | CARNAÚBA, Maria Teresa dos Santos Ferreira. Gênero, raça e classe e o atendimento ao parto nos currículos e planos políticos pedagógicos. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10246 |
| Data do documento: | 4-mar-2022 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Gênero, raça e classe e o atendimento ao parto nos currículos e planos políticos pedagógicos.pdf | 671.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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