00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Direitos Humanos e a saúde LGBTQIAPN+: uma análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos da graduação em saúde de uma Universidade Pública do Nordeste
Título(s) alternativo(s): Human Rights and LGBTQIAPN+ health: a documental analysis of Pedagogical Political Projects of graduation in health at a Public University in the northeast
Autor(es): Costa, Caroline Magna de Oliveira
Primeiro Orientador: Cardoso, Danielly Santos dos Anjos
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Janaina Ferro
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Nayara Alexandra Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee3: Moraes, Andressa Rodrigues Sabino Ricardo
Resumo: A população LGBTQIAPN+ vivencia em seu cotidiano situações de violação de direitos humanos e de despreparo dos profissionais de saúde em assistirem suas demandas de maneira resolutiva e humanizada. Com base nisso, esse trabalho buscou analisar como a temática dos direitos humanos e da saúde LGBTQIAPN+ se apresentou nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos cursos de graduação que atuam na área da saúde, vinculados à Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus A.C. Simões. Nesse sentido, foi realizado um estudo descritivo com delineamento documental no período de junho a outubro de 2022. Para a obtenção dos PPP foi realizada uma busca no site oficial da UFAL, assim como, foi entrado em contato com as coordenações dos cursos incluídos na pesquisa (Nutrição, Odontologia, Psicologia, Enfermagem, Medicina, Educação Física, Farmácia e Serviço Social) para averiguar a atualização dos PPP e solicitar demais documentos curriculares que se relacionassem com o objetivo do estudo. Foram analisados oito PPP e três ementas de disciplinas enviadas pelas unidades acadêmicas. Para análise dos dados utilizou-se o método de análise temática proposto por Minayo, a partir do qual foram definidas três categorias temáticas visualizadas a partir do referencial teórico dos conceitos de poder, biopoder, biopolítica e discurso da verdade, da obra “A história da Sexualidade I: A vontade de saber” do filósofo Michel Foucault. Os resultados revelaram uma aproximação superficial do estudo dos direitos humanos com as questões de gênero e de diversidade sexual, exclusivamente nos PPC 6 e PPP 8, demonstrando a importância da existência de marcos legais na educação para inclusão da relação dessas temáticas como forma de resistência à biopolítica e ao biopoder moderno. Quanto a perspectiva de discurso da verdade em relação a abordagem de gênero e diversidade sexual, foi observado que os PPC 6 e PPP 8 demonstraram aproximações pontuais com o estudo em uma perspectiva de superação da binariedade e cis heteronormatividade na saúde. Houve menção explícita de termos relacionados à população LGBTQIAPN+ apenas nas ementas de disciplinas vinculadas aos cursos referentes aos PPP 1 e PPC 6, enviadas por e-mail pelas unidades acadêmicas. Com base nesses achados, conclui-se que a apresentação do objeto de estudo ainda é superficial e invisibilizada, favorecendo uma biopolítica seletiva, ou seja, que promove políticas de incentivo à vida a um determinado padrão de corpos. O que reverbera na formação de profissionais de saúde prestando uma assistência pouco resolutiva na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) como universal, integral e equitativo para a população LGBTQIAPN+.
Abstract: The LGBTQIAPN+ population experiences situations of violation of human rights in their daily lives and the unpreparedness of health professionals to assist their demands in a resolute and humane way. Based on this, this work sought to analyze how the theme of human rights and LGBTQIAPN+ health was presented in the Pedagogical Political Projects (PPP) of undergraduate courses that work in the health area, linked to the Federal University of Alagoas (UFAL), campus A.C. Simões. In this sense, a descriptive study with a documentary design was carried out from June to October 2022. In order to obtain the PPP, a search was carried out on the official UFAL website, as well as the coordination of the courses included in the research (Nutrition, Dentistry, Psychology, Nursing, Medicine, Physical Education, Pharmacy and Social Work) was contacted to verify the update of the PPP and request other curricular documents that were related to the objective of the study. Eight PPPs and three course syllabuses sent by the academic units were analyzed. For data analysis, the thematic analysis method proposed by Minayo was used, from which three thematic categories were defined, visualized from the theoretical framework of the concepts of power, biopower, biopolitics and discourse of truth, from the work "The history of Sexuality I: The will to know” by the philosopher Michel Foucault. The results revealed a superficial approximation of the study of human rights with gender and sexual diversity issues, exclusively in PPC 6 and PPP 8, demonstrating the importance of the existence of legal frameworks in education to include the relationship of these themes as a form of resistance to biopolitics and modern biopower. As for the discourse of truth perspective in relation to the approach of gender and sexual diversity, it was observed that the PPC 6 and PPP 8 demonstrated specific approaches with the study in a perspective of overcoming binary and cis heteronormativity in health. There was explicit mention of terms related to the LGBTQIAPN+ population only in the menus of disciplines linked to the courses referring to PPP 1 and PPC 6, sent by email by the academic units. Based on these findings, it is concluded that the presentation of the object of study is still superficial and invisible, favoring a selective biopolitics, that is, that promotes policies to encourage life to a certain standard of bodies. This reverberates in the training of health professionals, providing assistance that is not very resolute in consolidating the Unified Health System (SUS) as universal, comprehensive and equitable for the LGBTQIAPN+ population.
Palavras-chave: Direitos humanos
Human rights
saúde da população LGBTQIAPN+
health of the LGBTQIAPN+ population
formação em saúde
health training
projetos políticos pedagógicos
pedagogical political projects
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Enfermagem
Citação: COSTA, Caroline Magna de Oliveira. Direitos Humanos e a saúde LGBTQIAPN+: uma análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos da graduação em saúde de uma Universidade Pública do Nordeste, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10175
Data do documento: 15-dez-2022
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