00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10097
Tipo: Tese
Título: Processo de produção de vídeo autoral discente como recurso de aprendizagem a partir do planejamento prévio de mapa conceitual no curso de Pedagogia da Ufal e no âmbito da educação remota
Título(s) alternativo(s): Student authorial video production process as a learning resource from the prior planning of conceptual map in the Pedagogy course at Ufal and in the scope of remote education
Autor(es): Ferreira, Fernanda Josirene de Melo
Primeiro Orientador: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da
metadata.dc.contributor.referee3: Carvalho, Ana Beatriz Gomes Pimenta de
metadata.dc.contributor.referee4: Sperotto , Rosária Ilgenfritz
Resumo: A cultura digital tem proporcionado alternativas à linguagem textual quanto a forma de se comunicar no contexto educacional. Destaca-se assim um uso crescente da linguagem audiovisual para exposição de conteúdo, caracterizando um discurso verticalizado e longo predominante em videoaulas. Esse cenário ocorre em detrimento de recursos de aprendizagem de vídeo que possam mobilizar o aluno na construção do conhecimento, a partir de sua autoria. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi analisar como acadêmicos de Pedagogia produzem vídeos autorais planejados por meio de mapas conceituais. A pesquisa ocorre em meio a uma concentração dispersa que permeia a cultura digital em um espaço heterotópico, oportunizando o aluno a manter o foco no desenvolvimento de seu pensamento sucinto por meio do mapa conceitual para elaboração de vídeos curtos e contribuindo no processo da aprendizagem significativa e na autoria de forma colaborativa. A proposição da tese é de que as informações prévias desenvolvidas no mapa conceitual, quando estendidas no discurso do vídeo, podem contribuir para o processo de aprendizagem do aluno e dos indícios de autoria a partir de sua produção audiovisual. Para isso, foi realizado um estudo de caso com trinta e oito alunos (divididos em 9 grupos), de uma disciplina remota de tecnologias, que desenvolveram as atividades e ao final emitiram suas opiniões em um questionário a respeito da dinâmica desenvolvida. Apesar da assimetria nos resultados entre os grupos, pois cada um tem seu ritmo e processo de aprendizagem, a pesquisa mostrou que essa dinâmica se apresenta como um potencial. Isso porque foi possível perceber o desenvolvimento de indícios de autoria, em que foi presenciado intertextualidade própria e explícita, e distância mantida em relação ao próprio texto, especialmente quando na presença de comunicação dialógica; e também ampliação da visão inicial do mapa, trazendo novas informações, numa segunda percepção do conteúdo ao produzir o vídeo. Isso contribuiu para o processo de aprendizagem do aluno, independente da abrangência conceitual da primeira percepção do conteúdo exposto de forma gráfica. No total, foram encontradas 22 ampliações conceituais distribuídas entre os grupos. Dessa forma, a pesquisa foi uma oportunidade para o primeiro passo dos alunos no desenvolvimento de suas habilidades linguísticas, no desprendimento do texto e construção de sua identidade, pois aprendizagem e autoria fazem parte de um processo a ser desenvolvido a cada experiência e não a partir de um único estímulo. A pesquisa concluiu que independente do mapeamento gráfico, seu processo de construção deve ser valorizado, pois do contrário o processo de aprendizagem do aluno é descartado, ou seja, o esforço empregado na organização de elementos do conteúdo estudado conforme o seu pensamento. Os dados da pesquisa mostraram que os alunos aprovaram que produzir vídeo a partir de mapas e de aplicativos de vídeo curto facilita a sua produção, minimiza a preocupação de memorizar longos discursos, favorece discursos mais objetivos e minimiza a timidez por meio dos efeitos (filtros e máscaras), embora quase ninguém usou para essa finalidade. Logo, a tese se desdobra para a seguinte síntese: as informações prévias quando sintetizadas e aprofundadas no mapa conceitual e estendidas no discurso do vídeo de forma dialógica e desprendida, podem contribuir para o processo de aprendizagem do aluno e dos indícios de autoria a partir de sua produção audiovisual.
Abstract: Digital culture has provided alternatives to textual language as to how to communicate in the educational context. Thus, there is a growing use of audiovisual language to expose content, featuring a vertical and long discourse predominant in video classes. This scenario occurs at the expense of video learning resources that can mobilize the student in the construction of knowledge, from their authorship. Therefore, the objective of the research was to analyze how pedagogy academics produce videos planned through concept maps. The research takes place in the midst of a dispersed concentration that permeates digital culture in a heterotopic space, giving the student the opportunity to keep the focus on the development of their succinct thinking through the concept map for the elaboration of short videos and contributing to the process of meaningful learning and authorship in a collaborative way. The proposition of the thesis is that the previous information developed in the conceptual map, when extended in the discourse of the video, can contribute to the student's learning process and the authorship evidences from their audiovisual production. For this, a case study was carried out with thirty-eight students (divided into 9 groups) from a technology remote discipline, who developed the activities and at the end expressed their opinions in a questionnaire about the dynamics developed. Despite the asymmetry in the results between the groups, since each one has its own rhythm and learning process, the research showed that this dynamic presents itself as a potential. This is because it was possible to perceive the development the authorship evidences, in which it was witnessed own and explicit intertextuality, and distance maintained in relation to the text itself, especially when in the presence of dialogic communication; and also expansion of the initial view of the map, bringing new information, in a second perception of the content when producing the video. This contributed to the student's learning process, regardless of the conceptual scope of the first perception of the content exposed in a graphic way. In total, 22 conceptual expansions were found, distributed among the groups. In this way, the research was an opportunity for the students to take the first step in developing their language skills, in the detachment from the text and the construction of its identity, for learning and authorship are part of a process to be developed with each experience and not from a single stimulus. The research concluded that regardless of the graphic mapping, your construction process should be valued, otherwise, the student's learning process is discarded, that is, the effort employed in organizing elements of the content studied according to their thinking. Survey data showed that students approved that producing videos from maps and short video apps facilitates their production, minimizes the worry of memorizing long discourse, favors more objective discourses and minimizes shyness through effects (filters and masks), although hardly anyone used it for that purpose. Therefore, the thesis unfolds to the following synthesis: the previous information when synthesized and deepened in the conceptual map and extended in the discourse of the video in a dialogic and detached way, can contribute to the student's learning process and to the authorship evidences from their audiovisual production.
Palavras-chave: Gravação em vídeo
Mapa Conceitual
Aprendizagem
Audiovisual aids
Learning Processes
Concept Mapping
Authors
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FERREIRA, Fernanda Josirene de Melo. Processo de produção de vídeo autoral discente como recurso de aprendizagem a partir do planejamento prévio de mapa conceitual no curso de Pedagogia da Ufal e no âmbito da educação remota. 2022.Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10097
Data do documento: 2-set-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.