00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10093
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A utilização de metodologias ativas aplicadas ao ensino de biologia durante o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia de COVID-19 no Brasil
Título(s) alternativo(s): The use of active methodologies applied to biology teaching during emergency remote teaching in the context of the COVID-19 in Brazil
Autor(es): Bandeira, Jamerson Santos
Primeiro Orientador: Mota, Maria Danielle Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos, Ana Paula Solino
metadata.dc.contributor.referee2: Nicácio, Saulo Verçosa
Resumo: Considerando o isolamento social adotado pelos estados brasileiros a partir de março de 2020, o presente estudo objetiva investigar a utilização de metodologias ativas aplicadas ao ensino de Biologia durante a modalidade de Ensino Remoto Emergencial para estudantes do ensino básico no contexto da pandemia de COVID-19 no Brasil, bem como responder sobre as contribuições advindas da utilização dessas metodologias para estudantes e professores. Metodologicamente, trata-se de uma Revisão Sistemática de Literatura, uma pesquisa de natureza básica, descritiva e de abordagem qualitativa, que considera artigos científicos publicados de março de 2020 a julho de 2021. Como resultado da pesquisa, ficou claro que, durante o Ensino Remoto Emergencial, as metodologias ativas de ensino são capazes de promover motivação e engajamento dos estudantes brasileiros quanto a realização de atividades escolares, bem como maior autonomia em seu processo de ensino-aprendizagem, por meio da utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como ferramenta metodológica ativa para o ensino de Biologia. Portanto, conclui-se que a utilização dessas metodologias de ensino se configura como um fator de grande relevância para atenuar os desafios que estudantes e professores da disciplina de Biologia vêm enfrentando durante a atual modalidade de Ensino Remoto Emergencial.
Abstract: Considering the social isolation adopted by Brazilian states from March 2020, this study aims to investigate the use of active methodologies applied to the teaching of Biology during the Remote Emergency Teaching modality for elementary school students in the context of the COVID-19 pandemic in Brazil, as well as answering about the contributions arising from the use of these methodologies for students and teachers. Methodologically, this is a Systematic Literature Review, a research of a basic, descriptive, and qualitative approach, which considers articles published from March 2020 to July 2021. As a result of the research, it was clear that, during Remote Teaching Emergency, active teaching methodologies can promote motivation and engagement of Brazilians regarding school activities, as well as greater autonomy in their teaching-learning process, through the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) as an active methodological tool for teaching Biology. Therefore, it is concluded that the use of these teaching methodologies is configured as a factor of great generation to alleviate the challenges that students and professors of the supplying Biology discipline are facing during the current modality of Emergency Remote Teaching.
Palavras-chave: Biologia - Estudo e ensino - Brasil
Metodologia ativa
Ensino pela internet
Biology Teaching
Active Methodologies
Remote Teaching
COVID-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas
Citação: BANDEIRA, Jamerson Santos. A utilização de metodologias ativas aplicadas ao ensino de biologia durante o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia de COVID-19 no Brasil. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10093
Data do documento: 25-ago-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.