Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7807
Tipo: | Especialização |
Título: | Uso de TICs e instagram como ferramentas para o ensino de química na educação básica |
Título(s) alternativo(s): | Use of ICTs and Instagram as tools for teaching chemistry in basic education |
Autor(es): | Silva, Givanildo Santos da |
Primeiro Orientador: | Silva, Guilmer Brito |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cunha, Sandney Farias da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Alex Vieira da |
Resumo: | O ensino das disciplinas ligadas às Ciências Exatas e Naturais, dentre elas a química, historicamente, tem sido fonte de reclamações dos alunos devido a dificuldade de assimilação dos conteúdos. As utilizações de novas práticas metodológicas passam pela comunicação com o desafio de estimular a relação ensino-aprendizagem que possam auxiliar essa interação facilitando o processo. A pesquisa deve-se a necessidade de tornar as aulas mais interessantes e com isso fazer com que os conteúdos sejam abordados de forma mais sucinta e didática. Levando em consideração que a escola não tem eventos que engajem os alunos e outros professores, na área das disciplinas das ciências naturais, principalmente química. Os envolvidos na pesquisa foram os alunos da terceira série do ensino médio do Colégio da Polícia Militar Tiradentes do turno matutino. Por não termos um evento definido no calendário escolar que abrangesse a disciplina de química, a escola sugeriu que fosse feito o Dia D da Química e assim a apresentação e posteriormente para produção de conteúdos que foram disponibilizados em redes sociais, especialmente Instagram, na forma de vídeos e posts. Após a realização desse trabalho foi observada uma enorme aceitação da disciplina por parte dos alunos e ao mesmo tempo instigou outros professores a se engajarem no processo. |
Palavras-chave: | Redes sociais Ciências naturais Recursos didáticos Ciências exatas TIC (Tecnologia da Informação e comunicação) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC |
Citação: | SILVA, Givanildo Santos da. Uso de TICs e instagram como ferramentas para o ensino de química na educação básica. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7807 |
Data do documento: | 21-mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uso de TICS e instragram como ferramentas para o ensino de química na educação básica gamificação - pesquisa-ação em role-playing game.pdf | 852.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.