06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7698
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Feminejo e(m) (dis)curso; mulher, música e denúncia
Autor(es): Silva, José Weverton Ferreira Santos da
Primeiro Orientador: Massmann, Débora
metadata.dc.contributor.referee1: Domingues, Andrea Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Márcio Ferreira da
Resumo: O machismo e a violência contra as mulheres estão presentes em diferentes instâncias de nossa sociedade e afetam diretamente o processo de significação de e sobre a mulher na história. A música sertaneja é um exemplo disso. Inúmeras letras reforçam a submissão da mulher, objetificando-a e incentivando a rivalidade feminina. Entretanto, esse cenário começa a mudar a partir da ascensão do feminejo, uma subcategoria do estilo musical, que, nos últimos anos, tem se destacado e se consagrado na música brasileira por levantar pautas consideradas feministas, como o direito ao próprio corpo, a desconstrução de estereótipos, a denúncia das violências sofridas, entre outros. Considerando o exposto, este trabalho se propõe a analisar o discurso nas letras das músicas “Ele bate nela (2017)” e “Amor que dói” (2019), ambas compostas e interpretadas pela dupla sertaneja Simone e Simaria. Buscamos nesta reflexão compreender como ocorre processo de significação da imagem da mulher no feminejo. Metodologicamente, essa pesquisa se filia ao campo teórico da Análise de Discurso, proposta por Michel Pêcheux (1969) e Eni P. Orlandi (2002). É a partir da perspectiva discursiva que analisamos as letras das músicas num batimento constante com suas condições de produção e com a memória (interdiscurso). Desse modo, a partir das análises, foi possível verificar que as músicas em estudo colocam em funcionamento um discurso de/sobre a violência contra a mulher que (re)produz a memória discursiva do machismo, da misoginia e da dominação. Analisando ainda as condições de produção dessa discursividade, compreendemos que há sempre possibilidade de rupturas e de fissuras que colocam em circulação outros/novos sentidos de/sobre a mulher.
Abstract: Sexism and violence against women exist in the most diverse spectrum of our society and affect directly the meaning pattern of and about women in history. Brazilian country music is na example of that. The lyrics reinforce women submission, objectifying them and encouraging female rivalry. However, this scenario begins to change as a result of the rise of feminejo, a subcategory of that musical style that has been prominent and consecrated in brazilian music for raising feminist agendas, such as the right over one's own body, deconstruction of stereotypes, denouncing suffered violence, among others things. This paper aims to analyse the discourse in the lyrics of the songs “Ele bate nela” (2017)” (He Hits Her) and “Amor que dói” (2019) (Love that hurts), both composed and performed by the brazilian country music duo Simone and Simaria. The purpose of this study is to understand how the process of meaning occurs in feminejo about the image of women. Methodologically, this study is affiliated with the theoretical framework of Discourse Analysis, proposed by Michel Pêcheux (1969) and Eni P. Orlandi (2002). It is from the discursive perspective that we analyze the lyrics of the songs with their production conditions and memory (interdiscourse). The analysis shows results indicating that these songs carry a speech in social contexts of / about violence against women that (re) produces the discursive memory of sexism, misogyny and domination. Moreover, by the analysis of the production conditions in this discourse, we understand that there is Always the possibility of ruptures and fissures that put other / new meanings of / about women in circulation.
Palavras-chave: Análise do discurso
Música sertaneja
Letra de música
Feminejo
Gênero
Mulher
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: SILVA, José Weverton Ferreira Santos da. Feminejo e(m) (dis)curso; mulher, música e denúncia. 2021. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7698
Data do documento: 18-fev-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Feminejo e(m) (dis)curso; mulher, música e denúncia.pdf963.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.