00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7682
Tipo: Dissertação
Título: Um Modelo de Tomada de Decisão (MTD) para ensinar Conceitos e Princípios da Análise do Comportamento para alunos de graduação
Título(s) alternativo(s): A decision-making model to teach concepts and principles of behavior analysis to graduate students
Autor(es): Santos, Isvânia Alves dos
Primeiro Orientador: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Sella, Ana Carolina
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Maria Dolores Fortes
metadata.dc.contributor.referee2: Hora, Cássia Leal da
Resumo: O design instrucional (DI) é uma área que traz inúmeras contribuições para a educação visto que ele pode auxiliar, tanto desenvolvedores instrucionais como professores, na construção de planos e modelos educacionais, descrevendo toda a organização de atividades de ensino. Apesar do DI ter suas raízes no behaviorismo, não é frequente a interseção entre o DI e a utilização da Análise do Comportamento em processos de ensino. Dada a complexidade de se ensinar Habilidades de Pensamento de Ordem Superior (HOTS), o que seria denominado de tatos ou conceitos abstratos, e o aporte do DI, o presente estudo teve o objetivo de avaliar os efeitos de um Modelo de Tomada de Decisão (MTD) sobre a escolha de conteúdo, o sequenciamento de objetivos, a seleção dos critérios de aprendizagem e dos procedimentos instrucionais para o ensino de conceitos e princípios básicos de AC para alunos de graduação de licenciaturas. Este MTD resume-se em 13 passos: (1) avaliação de necessidades e análise de currículo; (2) releitura de textos antigos e de novos textos sobre os conceitos específicos a serem testados; (3) ajuste da hierarquia de conceitos e princípios; (4) reescrita da análise de conceitos e princípios; (5) tipos de aprendizagem e ajuste de novos objetivos de ensino; (6) ajuste dos critérios de aprendizagem; (7) ajuste no procedimento de ensino; (8) ajuste do storyboard; (9) construção das atividades de ensino; (10) teste na plataforma e avaliação de conteúdo por experts; (11) ajuste nas atividades e plataforma (Moodle); (12) aplicação do estudo piloto (teste com alunos); (13) alterações no trabalho com base nos dados dos alunos testados. Como resultado, ainda durante o processo de análise de conceitos e princípios sobre AC, foram encontradas controvérsias e divergências teóricas em relação ao que os definem. Essas controvérsias teóricas foram evidenciadas conforme a avaliação de experts em Análise do Comportamento, sinalizando para a necessidade de se escolher de forma sistemática e criteriosa o que deve ser ensinado nesse campo. Outro aspecto relevante concerne ao elevado número de alunos que foram considerados inaptos no Teste de Desempenho Escolar (TDE). Esse dado é pertinente porque diz respeito a alunos que cursam uma graduação onde ler e escrever com proficiência é um pré-requisito básico. O desenvolvimento de HOTS, sobretudo nesta pesquisa, pode ser comprometido na ausência dessas habilidades. Por fim, diante da inexequibilidade de se testar os 16 conceitos e princípios, o presente estudo implementou um módulo piloto apenas sobre os conceitos de organismo e ambiente na plataforma do Moodle com três alunos de graduação de licenciaturas. Para o ensino das relações envolvendo nome (A), definição (B) e exemplo (D) foi utilizado o procedimento de matching to sample (MTS, emparelhamento de acordo com a amostra) e de discriminação simultânea (questões com drag-and-drop) em quatro atividade de ensino e teste on-lines. Na fase de ensino foram treinadas as relações AB e AD; na atividade sobre arbitrariedade das relações, testou-se BA, DA, BD, DB; no teste conceitual verificou-se a emergência de AB, AD, BA, DA, BD, DB. Em linhas gerais, os dados demonstram que embora os participantes tenham atingido o critério de aprendizagem em todas as fases, pode ter havido uma emergência parcial das relações ensinadas e testadas. Apesar disso, nas avaliações do pós-teste, dois participante apresentaram aumento de desempenho nas provas envolvendo questões sobre Análise do Comportamento e os três participantes apresentaram elevação de desempenho nas seis sondas aplicadas. Esses dados sugerem que houve alguma generalização de resposta, de topográfia e de estímulos antecedentes sobre questões envolvendo os conceitos de organismo e ambiente ainda que não houvesse correspondência instrucional entre o que foi treinado (perguntas de múltipla escolha) e o formato das questões presentes nesses testes (perguntas abertas). Considerando os apontamentos que emergiram a partir da implementação deste estudo piloto, resultados mais conclusivos e efetivos sobre este MTD dependerá da aplicação de novas pesquisa na área.
Abstract: The instructional design (ID) is an area that brings various contributions to education since it can help instructional developers and teachers to build educational plans and models, describing all the teaching activity organization. Despite ID has its origins in the behaviorism, it is not frequent the intersection between the ID and the use of Behavior Analysis in teaching processes. Given the complexity of teaching Higher-Order Thinking Skills (HOTS), what would be called tact or abstract concepts, and the ID contribution, the present study had the objective of evaluate the effects of a Decision Making Model (DMM) about the content choice, the sequencing of objectives, the teaching criteria selection and the instructional procedures for the teaching of basic concepts and principles to licentiate degree students. This DMM is summarized in 13 steps: (1) necessity evaluation and resume analysis; (2) rereading of old texts and new texts about the specific concepts to be tested; (3) hierarchy adjustment of concepts and principles; (4) rewriting the concept and principles analysis; (5) types of learning and adjustment of new teaching objectives; (6) adjustment of learning criteria; (7) adjustment of teaching procedure; (8) adjustment of storyboard; (9) building of teaching activities; (10) test in the evaluation and content platform by experts; (11) adjustment in the activities and platform (Moodle); (12) application of the pilot study (test with students); (13) changes in the work based in the tested students data. As result, still during the analysis of concepts and principles about Behavior Analysis, theoretical controversies and divergences were found in relation to what define them. These theoretical controversies were evidenced according to the Behavior Analysis expert’s evaluation, signaling to the necessity of choosing what must be taught in this field in a systematic and solid way. Another relevant aspect concern to the high number of students that were considered unfit in the School Performance Test (SPT). This data is pertinent because it concerns to students that attend to a major which reading and writing proficiently is a basic prerequisite. The developing of HOTS, mainly in the research, can be compromised by the lack of these skills. Lastly, with the unenforceability of testing the 16 concepts and principles, the present study implemented a pilot model only about the concepts of organism and environment in the Moodle platform with three licentiate degree students. The matching to sample (MTS) and simultaneous discrimination procedures (questions with drag-and-drop) were used in four teaching activities and on-line tests for the teaching of relations involving name (A), definition (B) and example (D). The relations AB and AD were trained in the teaching phase; the relations BA, DA, BD and DB were tested in the arbitrariness activity; the emergency of AB, AD, BA, DA, BD and DB were verified in the conceptual test. Broadly speaking, the data showed that although the participants have reached the learning criteria in all phases, there may be a partial emergency of the taught and tested relations. Despite that, in the post-test evaluation, two participants presented a performance increase in the tests involving questions about Behavior Analysis and all three participants presented a performance growth in all six applied probes. These data suggest that there was some generalization of response, of topography and of antecedent stimulus about questions involving the concepts of organism and environment, although there was no instructional correspondence between what was trained (multiple choices questions) and the question format present in these tests (open questions). Considering the comments that emerged from the implementation of this pilot study, more conclusive and effectives results about this DMM will depend on the application of new research in the area.
Palavras-chave: Análise do Comportamento
Design Instrucional (DI)
Modelo de Tomada de Decisão (MTD)
Ensino de Princípios e Conceitos
Alunos de Graduação
Decision Making Model (DMM)
Instructional Design (ID)
Undergraduate Students
Behavior Analysis, Teaching of Principles and Concepts
Psicologia da Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Isvânia Alves dos. Um Modelo de Tomada de Decisão (MTD) para ensinar Conceitos e Princípios da Análise do Comportamento para alunos de graduação. 2020. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7682
Data do documento: 17-jun-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.