00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7677
Tipo: Dissertação
Título: Letramento literário: uma proposta de leitura para alunos do 7° ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Literary literacy: a reading proposal for 7th grade elementar school students
Autor(es): Araujo, José Walfredo Oliveira de
Primeiro Orientador: Paula, Aldir Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira
Resumo: O presente trabalho busca refletir sobre o nível de leitura de um grupo de alunos do 7o ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Maceió/AL. A base teórica desta pesquisa inicia com o que preconiza a BNCC à página 67, no que se refere à leitura para o ensino fundamental: “O Eixo Leitura compreende as práticas de linguagem que decorrem da interação ativa do leitor/ouvinte/espectador com os textos escritos, orais e multissemióticos e de sua interpretação, sendo exemplos as leituras para fruição estética de textos e obras literárias...”, reforça-se com a leitura das obras “Leitura do texto literário” e “Da leitura literária à produção de textos”, ambas do autor Ernani Terra, e amplia-se com as leituras de CAGLIARI (2001), PERISSÉ (2005), COSSON (2019) e de alguns outros autores que serão citados ao decorrer do trabalho. A partir de uma observação do nível de leitura em que se encontram os alunos selecionados da referida série, nos aspectos didático e paradidático, assim como de um levantamento dos recursos que a escola tem a oferecer (livro didático, biblioteca, acervo paradidático, espaço adequado à leitura, sala de informática com equipamentos adequados e acessibilidade aos estudantes e outros meios que possibilitem a leitura na escola e fora dela), tem-se como meta promover um letramento literário que proporcione uma visão mais ampla dos alunos em relação aos principais gêneros literários dos mais diversos autores das literaturas brasileira e estrangeira. Entendendo que as práticas leitoras, de acordo com a BNCC (p.68), devem estar voltadas à reconstrução e à reflexão sobre a recepção de textos dos mais diferentes gêneros, este trabalho propõe um suporte teórico à utilização da leitura como mecanismo de melhoramento na aquisição de conhecimento nas mais diferentes áreas de aprendizagem.
Abstract: The present work seeks to reflect on the reading level of a group of students from the 7th grade of elementary school in a municipal school in Maceió / AL. The theoretical basis of this research starts with what the BNCC recommends on page 67, with regard to reading for elementary school: “The Reading Axis comprehends the language practices that result from the active interaction of the reader / listener / viewer with the texts written, oral and multisemiotic and its interpretation, examples being the readings for aesthetic enjoyment of texts and literary works ...), it is reinforced with the reading of the books "Reading of the literary text" and "From literary reading to the production of texts", both by the author Ernani Terra and expands with the readings of CAGLIARI (2001), PERISSÉ (2005), COSSON (2019) and some other authors who will be cited in the course of the work. From an observation of the reading level at which the selected students of the series are found, in the didactic and paradidactical aspects, as well as a survey of the resources that the school has to offer (textbook, library, educational collection, adequate space reading, computer room with adequate equipment and accessibility for students and other means that enable reading at school and outside), the goal is to promote literary literacy that provides a broader view of students in relation to the main literary genres of the most diverse authors of Brazilian and foreign literature. Understanding that the reading practices, according to the BNCC (p.68), should be focused on the reconstruction and reflection on the reception of texts of the most different genres, this work proposes a theoretical support to the use of reading as a mechanism of improvement in acquisition of knowledge in the most different areas of learning.
Palavras-chave: Leitura (Ensino fundamental)
Letramento literário
Leitura literária
Reading
Elementary school
Literary literacy
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: ARAUJO, José Walfredo Oliveira de. Letramento literário: uma proposta de leitura para alunos do 7° ano do ensino fundamental. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7677
Data do documento: 31-ago-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letramento literário: uma proposta de leitura para alunos do 7° ano do ensino fundamental.pdf553.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.