00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Tese
Título: Mapeamento das produções científicas defendidas na região Nordeste entre 2010 e 2019: a formação continuada de professores de Matemática
Título(s) alternativo(s): Mapping of scientific productions defended in the Northeast region between 2010 and 2019: the continuing education of mathematics teachers
Autor(es): Silva, Elisa Fonseca Sena e
Primeiro Orientador: Santos, Mercedes Betta Quintano de Carvalho Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Prado, Edna Cristina do
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Ana Cristina
metadata.dc.contributor.referee4: Pereira, Patricia Sandalo
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar de que forma as dissertações e teses sobre formação continuada de professores de matemática, defendidas em programas de pós-graduação vinculados às áreas de Educação e Ensino da CAPES da região Nordeste entre 2010 e 2019, consideram as especificidades do conhecimento matemático para o ensino. Para isso, a metodologia segue os pressupostos de Fiorentini, Passos e Lima (2016), Ferreira (2002) e Romanowski (2006) acerca de investigações de estado do conhecimento. Para formar o corpus de pesquisa, investigou-se no mapeamento organizado por Fiorentini, Passos e Lima (2016), no banco de teses e dissertações da CAPES e no Banco Digital de Teses e Dissertações, usando os descritores ‘formação continuada de professores de matemática’, ‘formação de professores de matemática’, ‘formação continuada de professores’, restringindo o período e a localidade, em consonância com o objetivo deste estudo. Quinze trabalhos surgiram desse levantamento, sendo uma tese e quatorze dissertações. Discutimos formação continuada de professores de matemática baseada em Ponte (2014), Tardif (2012), Nacarato e Paiva (2013) e Jaworski (2011). O conhecimento matemático para ensino é baseado em Ball et al (2008). A pesquisa sobre formação de professores tem como referências Ferreira (2008), André (2011), Fiorentini (1994) e Fiorentini et al (2002, 2016) Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011) e Franco (2012), segundo as categorias: perspectiva de formação continuada, papel do professor na formação, conhecimento de conteúdo e conhecimento pedagógico de conteúdo. O mapeamento também indicou que produções sobre formação continuada de professores de Matemática se encontram prioritariamente em programas de pós-graduação da área de Ensino. Concluiu-se que a maioria das formações continuadas, abordadas nos trabalhos, focam o conhecimento pedagógico do conteúdo, priorizando apresentar ao professor formas alternativas de ensino. No entanto, uma parte dos trabalhos aponta que os professores têm dificuldades em alguns tópicos do conhecimento especializado de conteúdo.
Abstract: This research aims to investigate how dissertations and theses on continuing education of math teachers, defended in postgraduate programs linked to the Education and Teaching areas of CAPES in the Northeast region between 2010 and 2019, consider the specificities of knowledge mathematician for teaching. For this, the methodology follows the assumptions of Ferreira (2002) and Romanowski (2006) about state of the knowledge research. To form this study’s corpus, research was carried out in the mapping organized by Fiorentini et al (2016), in the CAPES thesis and dissertation database and in the Digital Thesis and Dissertation Bank, using the descriptors 'continuing education of mathematics teachers', 'mathematics teacher training', 'continuing teacher training', restricting the period and location, in line with the objective of this research and fifteen papers emerged from this survey, one thesis and fourteen dissertations. We discussed continuing education for mathematics teachers based on Ponte (2014), Tardif (2012), Nacarato and Paiva (2013) and Jaworski (2011). Mathematical knowledge for teaching is based on Ball et al (2008). The research on teacher training has as references Ferreira (2008), André (2011), Fiorentini (1994), Fiorentini et al (2002, 2016) The data was treated from the content analysis of Bardin (2011) and Franco ( 2012), according to the perspective of continuing education, the teacher's role in training, knowledge of content and pedagogical knowledge of content. It was concluded that most of the continuous training addressed in the works focuses on the pedagogical knowledge of the content, giving priority to presenting alternative forms of teaching to the teacher. However, some studies indicate that teachers have difficulties in some topics of specialized content knowledge. In addition, a dispersion of advisors is observed in the Northeast region. The mapping also indicated that productions on the continuing education of mathematics teachers are found primarily in graduate education programs.
Palavras-chave: Formação Continuada
Conhecimento Matemático para o Ensino
Professores de Matemática
Continuing Education
Mathematical Knowledge for Teaching
Mathematics teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Elisa Fonseca Sena e. Mapeamento das produções científicas defendidas na região Nordeste entre 2010 e 2019: a formação continuada de professores de Matemática. 2020. 118 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7636
Data do documento: 7-ago-2020
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