06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso de mim e eu nas orações intuitivas dos alunos da Escola Afrânio Salgado Lages
Autor(es): Azevedo, Bárbara Beatriz Barbosa de
Primeiro Orientador: Santos, Aline dos
metadata.dc.contributor.referee1: Massmann, Débora Raquel Hettwer
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Samuel Barbosa
Resumo: O presente trabalho de pesquisa surgiu a partir da inquietação da pesquisadora, uma vez que observou durante seu estágios o uso inadequado de alguns pronomes, e tem como objetivo analisar como uso dos pronomes EU e MIM, estão sendo utilizados na linguagem e na escrita em uma turma de 21 alunos, na cidade de Delmiro Gouveia – AL. Conceituando e caracterizando o uso adequado dos pronomes, para que se possa diminuir o uso não adequado dos mesmo, tanto na escrita, quanto ao pronunciamento. Os principais autores para ajudar na fundamentação teórica do presente trabalho foram: Guy; Zilles, (2006), Alkimim (2003), William Labov (1978, 2008) John Joseph Gumperz, Monteiro 2008, Joaquim Mattoso Câmara Jr. (1957), Rodrigues (1966), Gumperz (1982), entre outros que fizeram um aprofundamento em todo o referencial teórico. A metodologia aplicada se caracterizou como qualitativa e quantitativa, em que foi necessário realizar uma pesquisa bibliográfica em livros e teses. Considerando a pesquisa quanto aos fins se caracteriza como descritiva e explicativa. Os resultados obtidos durante a realização e finalização do presente trabalho, comprovam que os alunos entrevistados possuem sim, uma certa dificuldade quanto ao uso adequado dos pronomes.
Abstract: The present research work aims to analyze how the use of the pronouns EU and MIM, are being used in language and writing in a class of 21 students, male and female, in the city of Delmiro Gouveia - AL. Conceptualizing and characterizing the proper use of pronouns, in order to reduce their incorrect use, both in writing and in pronouncement. The main authors to help in the theoretical foundation of this work were: Guy; Zilles, (2006), Alkimim (2003), William Labov (1978, 2008) John Joseph Gumperz, Monteiro 2008, Joaquim Mattoso Câmara Jr. (1957), Rodrigues (1966), Gumperz (1982), among others who did a deepening throughout the theoretical framework. The applied methodology was characterized as qualitative and quantitative, where it was necessary to carry out a bibliographic search in books and theses. Considering the research as to the ends, it is characterized as descriptive and explanatory. The results obtained during the completion and completion of the present work prove that the interviewed students do have a certain difficulty regarding the proper use of pronouns.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Sociolinguística
Uso dos pronomes
Pronome eu
Pronome mim
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: AZEVEDO, Bárbara Beatriz Barbosa de. O uso de mim e eu nas orações intuitivas dos alunos da Escola Afrânio Salgado Lages. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7605
Data do documento: 27-fev-2020
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