06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7583
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reflexão sobre a condição da mulher: maternidade e monoparentalidade feminina em Canapi - Sertão de Alagoas
Autor(es): Costa, Luzane Karla Rodrigues
Primeiro Orientador: Santos, Sergiana Vieira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Ana Margarida Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Suana Medeiros
Resumo: Este trabalho aborda algumas questões que envolvem a vida das mulheres, principalmente, enquanto chefes de família monoparental na cidade de Canapi, no sertão de Alagoas. Questões que expõem suas dificuldades como mãe e mulher e quesitos relacionados aos preconceitos e a rede de apoio que contam para a criação de sua prole. Para isso, contamos com uma pesquisa qualitativa que direciona o trabalho pela subjetividade que envolve a compreensão da maternidade solo, ao refletir sobre como se lida com a monoparentalidade. Levando em consideração a imagem tradicional da família que é pai, mãe e filhos como essas mulheres se veem tendo que criar seus filhos sozinhas? Esta pesquisa tem o objetivo de refletir sobre a condição monoparental em Canapi a partir das respostas dadas pelas mulheres chefes de família entrevistadas, explicitando a forma como cada mulher nessa condição se enxerga, como elas interpretam o lugar social em que vivem, e como a história vem abordando essas questões.
Abstract: Este trabajo aborda algunos problemas que involucran la vida de las mujeres, principalmente, como madres solteras y cabeza de familia en la ciudad de Canapi en Alagoas. Problemas que exponen sus dificultades como madre y mujer y preguntas relacionadas con prejuicios y la red de apoyo que cuentan para la creación de su descendencia. Para eso, contamos con uma investigación cualitativa que dirige el trabajo para la subjetividad que implica la comprensión de la maternidad en solitario, al reflexionar sobre cómo se trata la crianza individual. Teniendo en cuenta la imagen tradicional de la familia que es padre, madre e hijos, ¿cómo se encuentran estas mujeres teniendo que criar a sus hijos solos? Esta investigación tiene como objetivo reflexionar sobre la condición de madres solteras en Canapi en base a las respuestas dadas por las mujeres entrevistadas, explicando la forma en que cada mujer en esta condición se ve a sí misma, cómo interpretan el lugar social en el que viven y cómo la historia ha estado abordando estos problemas.
Palavras-chave: História das mulheres
Família
Monoparentalidade feminina
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História
Citação: DANTAS, Luzane Carla Karla Rodrigues. Reflexão sobre a condição da mulher: maternidade e monoparentalidade feminina em Canapi - Sertão de Alagoas. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7583
Data do documento: 25-mai-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexão sobre a condição da mulher maternidade e monoparentalidade feminina em Canapi - Sertão de Alagoas.pdf867.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.