06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7575
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dialogando com o livro didático de geografia: uma análise das imagens acerca do sertão nordestino para o ensino fundamental
Autor(es): Peixoto, Maria Liciane
Primeiro Orientador: Silva, Suana Medeiros
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Flávia Jorge de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Wanubya Maria Menezes da
Resumo: Diante das imagens acerca do Sertão que os livros didáticos de Geografia trazem, as quais podem contribuir para uma visão estereotipada negativa das/os alunas/os sobre esse ambiente, interrogou-se o fato dessas imagens serem planejadas conforme o que preconiza os conteúdos curriculares educacionais e se a realidade dos alunos é representada nelas. Teve-se como hipótese o fato das imagens presentes nos livros didáticos de Geografia para o Ensino Fundamental não representam satisfatoriamente o Sertão no que diz respeito aos seus diversos aspectos, o objetivo geral foi analisar como as imagens presentes nesses livros representam o Sertão no que diz respeito as suas diversas realidades e se os alunos as reconhecem nessas imagens. Para tanto, foi elaborado um questionário para averiguar a avaliação dos estudantes das turmas do 6° e 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Governador Afrânio Salgado Lages, em Delmiro Gouveia-AL, acerca das imagens sobre o Sertão presentes nos seus respectivos livros, pertencentes à coleção Geografia Espaço e Vivência, ademais, foi feita uma análise de suas imagens acerca do Sertão. Quanto aos resultados desse estudo, foi percebido que o Livro do 6° ano deixou a desejar quanto à presença de imagens que representassem a realidade do Sertão no que se refere a sua sociedade, economia, política, problemas sociais, entre diversos aspectos locais; enquanto que no Livro do 9° ano não foi encontrada imagens que representassem o Sertão. Já nos resultados dos questionários aplicados às/aos alunas/os do 6° ano, notou-se que há uma concepção de Sertão baseada em seus elementos composicionais naturais; enquanto que as/os alunas/os do 9° ano destacaram a importância de conter imagens sobre essa mesorregião que representassem todos os aspectos sertanejos. A respeito de desenhos elaborados pelas/os alunas/os, todos deram ênfase à seca, à flora e a alguns animais, mas suprimiram a representação humana.
Abstract: Faced with the images about the Sertão that the Geography textbooks bring, which can contribute to a negative stereotyped view of the students about this environment, the fact that these images are planned according to what is recommended by the educational curricular contents was questioned and whether the students' reality is represented in them. It was hypothesized that the images present in the Geography textbooks for Elementary Education do not satisfactorily represent the Sertão with regard to its various aspects, the general objective was to analyze how the images present in these books represent the Sertão in what it says respect their diverse realities and whether students recognize them in these images. To this end, a questionnaire was prepared to ascertain the evaluation of students in the 6th and 9th grade of elementary school at the Municipal School of Basic Education Governador Afrânio Salgado Lages, in Delmiro Gouveia-AL, about the images about the Sertão present in the their respective books, belonging to the Geography Space and Experience collection, in addition, an analysis of their images about the Sertão was made. As for the results of this study, it was noticed that the 6th year book left something to be desired regarding the presence of images that represented the reality of the Sertão with regard to its society, economy, politics, social problems, among several local aspects; while in the 9th year Book, no images were found that represented the Sertão. In the results of the questionnaires Applied to 6th graders, it was noted that there is a concept of Sertão based on its natural compositional elements; while the 9th year students highlighted the importance of containing images about this mesoregion that represented all the backcountry aspects. Regarding drawings made by the students, all emphasized drought, flora and some animals, but suppressed human representation.
Palavras-chave: Geografia
Sertão nordestino
Livro didático
Ensino fundamental
Representação visual
Análise
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: PEIXOTO, Maria Liciane. Dialogando com o livro didático de geografia: uma análise das imagens acerca do sertão nordestino para o ensino fundamental. 2020. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7575
Data do documento: 19-Jun-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.