06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7564
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha - AL
Autor(es): Silva, Cidilaine Carvalho da
Primeiro Orientador: Vilela, Cristiano das Neves
metadata.dc.contributor.referee1: Pavezi, Marilza
metadata.dc.contributor.referee2: Santo, Joseane dos Santos do Espírito
metadata.dc.contributor.referee3: Sansão, Welbert Vinícius de Souza
Resumo: Esta pesquisa investiga a situação linguística e educacional dos surdos, na cidade de Pariconha-AL. Trata-se de uma cidade distante dos grandes centros, onde os surdos consequentemente têm menos contacto com a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e com as comunidades surdas e sua cultura. Nosso referencial teórico baseia-se em Gesser (2009), Guarinello (2007), Quadros (1997 e 2004), Santana (2007), Skliar (2010), Rosa (2011), Moura (2011). Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, com pesquisa de campo na qual foram utilizadas entrevistas semiestruturadas realizada com pais e professores dos alunos surdos como instrumento de coleta de dados. Como resultados, podemos perceber que os surdos se comunicam por meio de gestos e leitura labial, e que o ensino e aprendizagem dos mesmos não contempla a Libras. Percebemos também que os docentes não se sentem capacitados para a educação dos alunos surdos. Este trabalho tem o intuito de contribuir com estudos sobre a educação de surdos, e a língua de sinais brasileira de sinais.
Abstract: This research investigates the linguistic and educational situation of the deaf in the city of Pariconha-AL. It is a city far from the large centers, where the deaf consequently have less contact with the Brazilian Sign Language (LIBRAS) and with deaf communities and their culture. Our theoretical framework is based on Gesser (2009), Guarinello (2007), Quadros (1997 and 2004), Santana (2007), Skliar (2010), Rosa (2011), Moura (2011). This is a qualitative research, with field research in which semi-structured interviews were conducted with parents and teachers of deaf students as a data collection instrument. As a result, we can perceive that the deaf communicate through gestures and lip reading, and that their teaching and learning does not contemplate Libras. We also noticed that teachers do not feel qualified for the education of deaf students. This work aims to contribute to studies on the education of the deaf, and the Brazilian sign language, as like any other language is indispensable in the life of the deaf.
Palavras-chave: Educação especial
Educação de surdos
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Ensino e aprendizagem
Surdos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Cidilaine Carvalho da. A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha – AL. 2020. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7564
Data do documento: 25-set-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha - AL.pdf712.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.