06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7548
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL
Autor(es): Santos, Jeane da Silva
Primeiro Orientador: Voss, Lílian Kelly De Almeida Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos, Ana Paula Solino
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Giseliane Medeiros
Resumo: Esse trabalho tratou-se de uma pesquisa qualitativa com ênfase na pesquisa de campo. Teve como objetivo, analisar as práticas de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais. Compreender o processo de aprendizagem, e a importância da formação de professores para a prática pedagógica, expor as dificuldades de aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, com o processo de aquisição da linguagem escrita. Diante disso, procuramos saber se a prática pedagógica utilizada no processo de ensino é eficiente para intervir com os alunos, se há uma relação entre a formação de professores e as dificuldades no processo de aprendizagem, e conhecer quais os fatores interferiram nesse processo. Realizou-se, para a coleta de dados, as técnicas de aplicação de questionário, observações e participação realizada pelo pesquisador durante estágio supervisionado que aconteceu durante o oitavo período do curso de pedagogia no ano de 2018 e análise de textos. Após os resultados obtidos, entendemos que são vários fatores que contribuem para as dificuldades no processo de aprendizagem. Entre esses, questões social, cultural e familiar.
Abstract: This work was a qualitative research with an emphasis on field research. Had as an objective, to analyze reading and writing practices and teacher education in the Years initials. Understand the learning process, and the importance of training teachers for pedagogical practice, expose students' learning difficulties in the early years of elementary school, with the process of acquiring written language. Therefore, we seek to know if the pedagogical practice used in the teaching process is efficient to intervene with students, if there is a relationship between teacher training and the difficulties in the learning process, and to know which factors interfered in this process. For data collection, questionnaire application techniques were performed, observations and participation performed by the researcher during a supervised internship that happened during the eighth period of the pedagogy course in 2018 and analysis of texts. After the results obtained, we understand that there are several factors that contribute to difficulties in the learning process. Among these, social, cultural and familiar.
Palavras-chave: Formação docente
Prática docente
Leitura e escrita
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Pariconha - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SANTOS, Jeane da Silva. A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL. 2020. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7548
Data do documento: 21-ago-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.