00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7527
Tipo: Dissertação
Título: A matemática financeira do cotidiano: uma proposta de abordagem
Autor(es): Oliveira, Vitor Gabryel Barbosa
Primeiro Orientador: Silva Júnior, Rinaldo Vieira da
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Isnaldo Isaac
metadata.dc.contributor.referee2: Soares, Junior Cesar Alves
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de abordagem da matemática financeira no ensino médio. Diversas pesquisas mostram que boa parte dos brasileiros estão endividados, um dos fatores que contribuem para isso é a falta de conhecimento para lidar com transações financeiras. Apesar de presente no currículo escolar, a matemática financeira vista na escola não é suficiente, exemplos improváveis no cotidiano e o afastamento dos termos ligados ao mercado financeiro contribuem pra isso. Com base nisso, este trabalho visa abordar a matemática financeira de maneira mais intuitiva, a partir de exemplos e situações problemas das quais os discentes irão se deparar no decorrer de suas vidas. Inicialmente serão propostas atividades que preencham lacunas referentes ao planejamento financeiro individual e familiar. Em seguida, a fim de atrair os discentes será apresentado alguns problemas iniciais, problemas estes que servirão para introduzir os conceitos básicos de matemática financeira, como por exemplo, juros simples e compostos, além de sistemas de amortização. Por fim, será apresentado tipos de investimentos que tem como objetivo enfatizar a importância de poupar e investir.
Abstract: This research presents a proposal to approach financial mathematics in high school. Several surveys have shown that a large number of Brazilians are in debt and one of the factors that contribute to this is the lack of knowledge to deal with financial transactions. Despite being present in the school curriculum, the financial mathematics seen at school is not enough, examples unlikely in everyday life and the distance from the terms linked to the financial market contribute for that. Based on this, this work aims to approach financial mathematics in a more intuitive, from examples and problem situations that students will encounter in their lives. First, activities will be proposed in order to fill gaps related to individual and family financial planning. Then, in order to attract students some initial problems will be presented aiming to introduce the basic financial mathematics concepts, such as simple and compound interest, in addition to amortization systems. Finally, it will be presented some types of investments that aim to emphasize the importance of saving and investing.
Palavras-chave: Matemática financeira
Ensino médio
Planejamento financeiro
Poupança e investimento
Financial Mathematics
Financial planning
Investments
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: OLIVEIRA, Vitor Gabryel Barbosa. A matemática financeira do cotidiano: uma proposta de abordagem. 2020. 67 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7527
Data do documento: 2-set-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A matemática financeira do cotidiano_ uma proposta de abordagem.pdf2.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.