00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação de competência motora em escolares com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): possibilidades e dificuldades procedimentais para uso do KTK
Título(s) alternativo(s): Motor competence assessment in schools with Autism Spectrum Disorder (ASD): procedural possibilities and difficulties for KTK use
Autor(es): Vieira, Victor Souto
Primeiro Orientador: Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade
metadata.dc.contributor.referee1: Toscano, José Jean de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Gerfeson Mendonça dos
Resumo: O estudo teve como objetivo avaliar o perfil de competência motora de escolares com TEA a partir do protocolo padrão do Körperkoordinations test Für Kinder (KTK) e identificar as possibilidades e dificuldades procedimentais para aplicação do protocolo padrão do KTK na população com Transtorno do espectro autismo. Foi realizada pesquisa transversal com enfoque quantitativo. O grupo amostral foi selecionado por conveniência. Foram incluidos oito crianças do sexo masculino, com idade cronológica de 11,82±1,43, diagnóstico de TEA, nível do transtorno de severo, com matrícula no ensino regular da cidade de Maceió-AL. O grupo foi submetido à bateria de testes do KTK e foram aplicadas as escalas de Avaliação de Traços Autisticos (ATA) e a Childhood Autism Rating Scale (CARS) aos pais das crianças do grupo. A análise estatística foi do tipo descritiva, média e desvio padrão. Os resultados demonstraram que os valores dos escores da aplicação da ATA demonstraram que 37,5% das crianças apresentam escores < 35 pontos e 62,5% > 36 pontos. Em relação ao CARS, todas as crianças apresentaram classificação de intensidade severa, com intervalo de 45,5 a 59,5 pontos. A pontuação geral do coeficiente de cada uma das quatro tarefas do KTK demonstram que das oito crianças testadas apenas 62,5% do grupo conseguiram realizar a avaliação. A classificação de insuficiência coordenativa foi apresentada por cinco crianças e coordenação normal para uma criança. O perfil de sintomas, a falta de atenção compartilhada, o espaço físico destinado à aplicação do KTK, o recurso material utilizado em cada uma das quatro tarefas do instrumento, a exigência de execução motora da tarefa e o tipo de tarefas foram percebidas como elementos que podem reduzir as chances da população com TEA participar de sessões de avaliação do KTK. Pode-se concluir que a aplicação de instrumentos com o objetivo de identificar o perfil sintomatológico pode auxiliar na elaboração de ajustes procedimentais e materiais adaptativos para uma melhor aplicabilidade de avaliação da competência motora de crianças com TEA.
Abstract: The study aimed to evaluate the motor competence profile of students with ASD based on the standard protocol of the Körperkoordinations test Für Kinder (KTK) and to identify the procedural possibilities and difficulties for the application of the standard protocol of the KTK in the population with Autism Spectrum Disorder. Cross-sectional research was carried out with a quantitative approach. The sample group was selected for convenience. Eight male children were included, with a chronological age of 11.82 ± 1.43, diagnosed with ASD, level of severe disorder, with enrollment in regular education in the city of Maceió-AL. The group was submitted to the KTK battery of tests and the Autistic Traits Assessment (ATA) and Childhood Autism Rating Scale (CARS) scales were applied to the parents of the children in the group. The statistical analysis was descriptive, mean and standard deviation. The results showed that the values of the scores of the application of the ATA demonstrated that 37.5% of the children had scores <35 points and 62.5%> 36 points. Regarding CARS, all children had a severe intensity rating, with an interval of 45.5 to 59.5 points. The overall score of the coefficient for each of the four KTK tasks shows that of the eight children tested, only 62.5% of the group managed to carry out the assessment. The classification of coordinative failure was presented by five children and normal coordination for one child. The symptom profile, the lack of shared attention, the physical space for the application of the KTK, the material resource used in each of the four tasks of the instrument, the requirement for motor execution of the task and the type of tasks were perceived as elements that may reduce the chances of the population with ASD to participate in KTK assessment sessions. It can be concluded that the application of instruments with the objective of identifying the symptomatological profile can assist in the elaboration of procedural adjustments and adaptive materials for a better applicability for assessing the motor competence of children with ASD.
Palavras-chave: Competência motora - Crianças
Transtornos do espectro autista
KTK
Motor evaluation
Symptom
Autism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: VIEIRA, Victor Souto. Avaliação de competência motora em escolares com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): possibilidades e dificuldades procedimentais para uso do KTK. 2020. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7509
Data do documento: 4-dez-2020
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