00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Influência do programa de exercício físico no perfil de sintomas gerais e perfil motor de criança com transtorno do espectro do autismo
Autor(es): Silva, Virgínia Oliveira de Sousa
Primeiro Orientador: Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade
metadata.dc.contributor.referee1: Santiago, Leonéa Vitória
metadata.dc.contributor.referee2: Caetano, Antonio Filipe Pereira
Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits persistentes na comunicação, interação social em múltiplos contextos e presença de padrões de comportamentos restritos, repetitivos e estereotipados. Com a crescente da inclusão nas escolas regulares a frequência de crianças diagnosticadas com TEA será também uma realidade presente na vida dos professores, inclusive de educação física. Este estudo possui uma abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo estudo de caso, tem a seguinte questão a investigar, qual influência do programa de exercício no perfil de sintomas gerais e perfil motor de criança com transtorno do espectro do autismo sob a percepção de familiares e avaliação objetiva. O estudo traz como objetivo geral: verificar a partir da percepção familiar e avaliação objetiva a influência do programa de intervenção baseado no exercício físico no perfil geral de sintomas e perfil motor de crianças com TEA. Foram selecionadas para esse estudo duas crianças com faixa etária de 06 anos de idade, do sexo masculino, com diagnóstico de TEA formalizado pelo médico neuropediatra e/ou psiquiatra e que são atendidas pelo Centro Unificado de Integração e Desenvolvimento do Autista (CUIDA), participantes do Programa de Exercício Físico para crianças com transtorno do espectro do autismo (PEFaut), projeto de extensão e pesquisa que conta com a participação do Instituto de Educação Física e Esporte da Universidade Federal de Alagoas. Para análise qualitativa foi utilizada estatística descritiva com distribuição de frequências absoluta (n) e relativa (%), intervalo de confiança de 95% (IC95%), média, desvio padrão (DP), mínimo e máximo. Tendo em vista o exposto, parece se configurar como relevante e necessário que os professores de educação física tenham capacidade de elaborar, desenvolver e aplicar métodos capazes de intervir na redução desses comportamentos estereotipados assim como na melhoria do perfil motor nos ambientes de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no âmbito da escola.
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by persistent deficits in communication, social interaction in multiple contexts and the presence of restricted, repetitive and stereotyped behaviour patterns. With the increasing inclusion in regular schools, the frequency of children diagnosed with ASD will also be a reality present in the lives of teachers, including physical education. This study has a qualitative and quantitative approach, of a case study and has the following question to investigate, what influence of the exercise program on the profile of general symptoms and motor profile of children with autism spectrum disorder under the perception of family members and objective assessment. The study has as general objective: to verify from the family perception and objective evaluation the influence of the intervention program based on physical exercise in the general profile of symptoms and motor profile of children with ASD. Two children, aged 6 years old, male, with a diagnosis of ASD formalized by the neuropediatrican and / or psychiatrist and who are attended by the Unified Center for Integration and Development of the Autistic (CUIDA), participants were selected for this study. of the Physical Exercise Program for children with autism spectrum disorder (PEFaut), an extension and research project that counts on the participation of the Institute of Physical Education and Sport of the Federal University of Alagoas. For qualitative analysis, descriptive statistics were used with absolute (n) and relative (%) frequency distribution, 95% confidence interval (95% CI), mean, standard deviation (SD), minimum and maximum. In view of the above, it seems to be relevant and necessary for physical education teachers to be able to develop, develop and apply methods capable of intervening in the reduction of these stereotyped behaviors as well as in improving the motor profile in Specialized Educational Service environments ( ESA) within the school.
Palavras-chave: Exercício físico
Transtorno do espectro autista
Intervenção na crise
Physical exercise
Autism spectrum disorder
Intervention
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: SILVA, Virgínia Oliveira de Sousa. Influência do programa de exercício físico no perfil de sintomas gerais e perfil motor de criança com transtorno do espectro do autismo. 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7502
Data do documento: 23-nov-2020
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