00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7478
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A crônica no ensino de literatura: experiências de leitura em sala de aula
Autor(es): Souza, Mores Fernando de
Primeiro Orientador: Oliveira, Eliana Kefalás
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Susana Souto
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Francisco Jadir Lima
Resumo: No presente artigo, procurou-se analisar o trabalho com o gênero crônica no ensino de literatura, à luz do conceito de letramento literário (COSSON, 2018) tendo em vista a importância de se estabelecer o contato com a obra literária na formação do leitor (BRASIL, 2006). Para isso, pesquisamos e relatamos alguns trabalhos de dissertações de mestrandos, que fizeram pesquisas cujo foco foi a exploração do gênero crônica em sala de aula, além do relato de experiência realizada no estágio curricular. Buscamos, através da exposição de métodos e sequências didáticas usadas por esses pesquisadores e na prática de estágio, fazer uma análise de como e quais as principais metodologias foram utilizadas para a formação de leitores literários. Observamos que o gênero crônica contribui significativamente para a prática da leitura escolar, quando se trata de letramento literário, melhorando a compreensão leitora, o prazer pela leitura, o conhecimento do gênero e de outros, desenvolvendo a criticidade e até a produção textual.
Abstract: .
Palavras-chave: Letramento literário
Crônica
Ensino de Literatura
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: SOUZA, Mores Fernando de. A crônica no ensino de literatura: experiências de leitura em sala de aula. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7478
Data do documento: 26-jun-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A crônica no ensino de literatura - experiências de leitura em sala de aula.pdf621.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.