00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7271
Tipo: Dissertação
Título: Ciência e arte: peça teatral “Heróis da Ciência”
Título(s) alternativo(s): Science and art: theater piece heroes of science
Autor(es): Santos, Anderson Gomes dos
Primeiro Orientador: Silva, Monique Gabriella Angelo da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Oliveira, Ícaro Mota
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Francine Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos Filho, Jenner Barreto
Resumo: O ensino de Ciências da Natureza na educação básica é fundamental na compreensão do mundo e dos fenômenos naturais porque objetiva a formação crítica dos cidadãos. Tal construção acontece a partir da elaboração de evidências, argumentos e teorias alternativas que preparam o aluno também para contra-argumentação e refutações. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou investigar como a peça teatral “HERÓIS DA CIÊNCIA” pode contribuir na compreensão de tópicos referentes ao conhecimento de elementos químicos da tabela periódica, pelos alunos da Escola Estadual Graciliano Ramos, instituição que oferece a etapa do ensino médio da rede estadual de ensino, localizada em Palmeira dos Índios – AL. A pesquisa foi de cunho qualitativo, realizada no período de fevereiro a dezembro de 2019, com aplicação de questionários antes e depois da apresentação da peça de teatro, aos estudantes espectadores e aos que atuaram ativamente na elaboração da peça. Foi observado uma resposta positiva por parte dos alunos na junção de artes cênicas com o ensino de ciências, visto que muitos relataram estarem aprendendo conceitos e estarem mais motivados ao estudo de Ciência/Química.
Abstract: The teaching of Natural Sciences in basic education is fundamental in understanding the world and natural phenomena because it aims at the critical formation of citizens. Such construction happens from the development of evidence, arguments and alternative theories that also prepare the student for counter-arguments and refutations. In this context, the present research sought to investigate how the play “HERÓIS DA CIÊNCIA” can contribute to the understanding of topics related to the knowledge of chemical elements of the periodic table, by the students of the Escola Estadual Graciliano Ramos, an institution that offers the high school stage of state education network, located in Palmeira dos Índios - AL. The research was of a qualitative nature, carried out from February to December 2019, with the application of questionnaires before and after the presentation of the play, to student spectators and to those who actively participated in the preparation of the play. A positive response was observed on the part of students in the combination of performing arts with science teaching, since many reported that they were learning concepts and were more motivated to study Science / Chemistry.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Ensino Médio
Tabela Periódica dos elementos químicos
Teatro
Science teaching
High school
Periodic table
Theater
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SANTOS, Anderson Gomes dos. Ciência e arte: peça teatral “Heróis da Ciência”. 2020. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7271
Data do documento: 22-jul-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ciência e arte: peça teatral Heróis da Ciência.pdf2.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.