00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7235
Tipo: Dissertação
Título: O processo ensino-aprendizagem sobre medicina do sono no curso de medicina de uma universidade
Título(s) alternativo(s): The teaching-learning process on sleep medicine in the medicine course of a public university
Autor(es): Ferraz, Renata Caroline Mendonça
Primeiro Orientador: Mendonça, Angela Maria Moreira Canuto de
metadata.dc.contributor.referee1: Vilela, Rosana Quintella Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Medeiros, Mercia Lamenha
metadata.dc.contributor.referee3: Peixoto , Ana Lydia Vasco de Albuquerque
Resumo: FERRAZ, Renata Caroline Mendonça. O processo ensino-aprendizagem sobre medicina do sono no curso de medicina de uma universidade pública. 2020. 67 f. Trabalho de conclusão de Curso (Mestrado em Ensino na Saúde) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, 2020. Introdução: O sono constitui um aspecto fundamental da vida do ser humano, possuindo função restaurativa de conservação de energia e de proteção. A maioria dos distúrbios do sono não é detectada e tratada porque, em geral, as pessoas desconhecem que essa condição é clínica e tratável. O estudo do sono começou a ter maior importância dentro da comunidade médica a partir de 1970 e, desde então, veio crescendo exponencialmente, até o Conselho Federal de Medicina (CFM), em 2011, reconhecer a Medicina do Sono como área de atuação no Brasil. Objetivos: Avaliar os conhecimentos de Medicina do Sono dos estudantes do internato da FAMED-UFAL e descrever a visão discente sobre o ensino da Medicina do sono na graduação. Metodologia: Estudo de abordagem descritiva, quantitativa e corte transversal, através da aplicação do questionário ASKME (Assessing Sleep Knowledge in Medical Education), em sua versão validada para o português, acrescido de um questionário direcionado para a visão dos estudantes a respeito do processo ensino-aprendizagem sobre a Medicina do Sono na universidade em questão. Resultados: Foram avaliados 149 discentes do internato. Desses, 95,3% tiveram contato com o tema durante a graduação, predominantemente na disciplina de neurologia (91,2%). No presente estudo, oitenta e seis (57,7%) estudantes obtiveram conhecimento considerado satisfatório (>60% de acertos), ou seja, acertaram mais do que 16 questões do ASKME. Uma grande parcela (82,8%) dos estudantes não considerava seus conhecimentos sobre sono satisfatórios e 72% não se sentiam seguros no atendimento de uma paciente com distúrbio do sono, como médico generalista. Conclusão: Considerando a escassez de estudos sobre o ensino da Medicina do Sono no Brasil, a pretensão deste trabalho é colaborar com a definição de novas propostas de ensino sobre o tema, tendo em foco a definição de conhecimentos e habilidades essenciais para um médico generalista e a transversalidade. Espera-se também contribuir para futuras pesquisas.
Abstract: FERRAZ, Renata Caroline Mendonça. The teaching-learning process on sleep medicine in the medicine course of a public university. 2020. 67 f. Dissertation (Master in Health Education) - Federal University of Alagoas, Maceió, AL, 2020. Introduction: Sleep is a fundamental aspect of human life, having a restorative, energy conservation and protection function. Most sleep disorders are not detected and treated because, in general, people are unaware that this condition is clinical and treatable. The study of sleep began to have greater importance within the medical community from 1970 and since then it has grown exponentially, until the Federal Council of Medicine (CFM) in 2011 recognized Sleep Medicine as the area of activity in Brazil. Objectives: To evaluate the sleep medicine knowledge of students at the FAMED-UFAL boarding school and describe the student's view on the teaching of sleep medicine at graduation. Methodology: Study with a descriptive, quantitative and cross-sectional approach, through the application of the ASKME questionnaire (Assessing Sleep Knowledge in Medical Education), in its version validated for Portuguese, plus a questionnaire directed to the students' view of the teaching- learning about sleep medicine at the university in question. Results: 149 students from the boarding school were evaluated, 95.3% of whom had contact with the topic during graduation, predominantly in the discipline of neurology (91.2%). In the present study, eighty-six (57.7%) students obtained knowledge considered satisfactory (>60% of correct answers), that is, they answered more than 16 ASKME questions correctly. A large portion (82.8%) of students did not consider their knowledge of sleep to be satisfactory and 72% did not feel safe in caring for a patient with sleep disorder, as a general practitioner. Conclusion: Considering the scarcity of studies on the teaching of sleep medicine in Brazil, we intend to collaborate with the definition of new teaching proposals on the topic, focusing on the definition of essential knowledge and skills for a general practitioner and transversality. It is also expected to contribute to future research.
Palavras-chave: Educação médica
Medicina do sono
Currículo
Conhecimento
Sono
Medical education
Sleep medicine specialty
Curriculum
Knowledge
Sleep
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: FERRAZ, Renata Caroline Mendonça. O processo ensino-aprendizagem sobre medicina do sono no curso de medicina de uma universidade. 2020. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7235
Data do documento: 29-jun-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O processo ensino-aprendizagem sobre medicina do sono no curso de medicina de uma universidade.pdf3.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.