00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7234
Tipo: Especialização
Título: O conceito de vítima para além da totalidade do conceito em Enrique Dussel
Título(s) alternativo(s): The concept of victim beyond the totality of the concept in Enrique Dussel
Autor(es): Melo, José Adelson de Farias de
Primeiro Orientador: Silva, José Vicente Medeiros da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos Neto , Artur Bispo dos
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Francisco Pereira de
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar a Ética da Libertação de Enrique Dussel e alguns de seus conceitos, como o de vítima, Totalidade e Vida. Para isso, explicita-se como Dussel (1997; 2002) constrói uma crítica à ontologia clássica, ao etnocentrismo europeu e à colonização das periferias do mundo a partir da apresentação da alteridade do outro. Considerando a pedagogia presente na ética, que pressupõe a liberdade no sentido formal e material, este último porque fala da vida, e a vida não pode ser reduzida a um conceito, o filósofo concebe a vítima como “sujeito” da libertação. Dessa forma, Dussel (1997; 2002) evidencia a necessidade da crítica ao sistema mundo vigente, o capitalismo.
Abstract: This work aims to present the Ethics of Liberation by Enrique Dussel and some of their concepts, as the victim, and Life. For this, explains as Dussel (1997; 2002) constructs a critique of classical ontology, the European ethnocentrism and the colonization of peripheries in the world from the presentation of the otherness of the other. Considering the present ethics pedagogy, which presupposes freedom in the formal sense and material, the latter because you're talking about life, and life cannot be reduced to a concept, the philosopher conceives the victim as a "subject" of the release. Thus, Dussel (1997; 2002) evidence the critical need to system existing world capitalism.
Palavras-chave: Totalidade
Vida
Vítima
“Sujeito” da Libertação
Totality
Life
“Subject” of Liberation
Victim
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educação
Citação: MELO, José Adelson de Faria de. O conceito de vítima para além da totalidade do conceito em Enrique Dussel. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia e Educação) - Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7234
Data do documento: 13-nov-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O conceito de vítima para além da totalidade do conceito em Enrique Dussel.pdf851.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.