00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7229
Tipo: Dissertação
Título: Em busca da alfabetização científica e da alfabetização midiática por meio de uma oficina de avaliação de matérias on-line de divulgação científica
Título(s) alternativo(s): In search of scientific literacy and media literacy through an online scientific evaluation workshop
Autor(es): Souza, Gracielly Maria da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Ivanderson Pereira da
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, José Isnaldo de Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Brito, Maria Betânia Gomes da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Carloney Alves de
Resumo: A presente pesquisa investigou as potencialidades didáticas de uma oficina de avaliação de matérias de divulgação científica publicadas em revistas on-line. Este estudo tem o seguinte problema de pesquisa: quais as potencialidades da avaliação de matérias de divulgação científica para a Alfabetização Científica e a Alfabetização Midiática dos sujeitos? De modo mais específico, este estudo objetivou compreender os fundamentos da alfabetização científica, da alfabetização midiática; analisar as potencialidades e limitações de oficina de avaliação de textos de divulgação científica; e por fim, avaliar as contribuições dessa oficina para a formação crítica dos sujeitos. Do ponto de vista metodológico, esses objetivos foram perseguidos a partir do referencial dos estudos qualitativos. Nesse sentido, num primeiro momento, realizamos um levantamento teórico-bibliográfico com foco em estudos que tinham como mote da divulgação científica em revistas do tipo magazine. A partir do material levantado, desenvolvemos a proposta de uma oficina para avaliação de matérias de divulgação científica publicadas em veículos de divulgação on-line e que comumente circulam nas redes sociais. Em continuidade, realizamos a oficina junto aos Residentes do Núcleo de Residência Pedagógica do Curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. A oficina foi estruturada da seguinte maneira: a) exposição conceitual acerca da Alfabetização Midiática, Alfabetização Científica e a importância da Avaliação de Matérias de Divulgação Científica no contexto atual; b) busca e seleção de matérias de divulgação científica em revistas on-line; c) distribuição do instrumento de avaliação de matérias de divulgação científica entre os sujeitos da oficina; d) avaliação das matérias selecionadas; e) socialização das avaliações realizadas. Ao final da oficina, os sujeitos foram convidados a participarem de um Grupo Focal. O grupo focal foi gravado em áudio, transcrito e o material foi analisado à luz da Análise de Conteúdo. Como resultados, foi possível constatar que estes sujeitos conseguiram expressar compreensão acerca dos fundamentos da Alfabetização Científica e Midiática de modo significativo. Além disso, foi possível identificar que os sujeitos reconheceram a oficina um instrumento que permitiu um olhar mais crítico diante de informações que circulam em grandes veículos de comunicação, em especial as revistas on-line com textos de divulgação científica. Além disso, contatou-se que os textos de divulgação científica têm potencial para despertar curiosidade dos alunos, contextualizar situações e são de fácil acesso. Em face da experiência vivenciada e dos achados teórico-metodológicos desta pesquisa, disponibilizamos como Produto Educacional a proposta dessa oficina de avaliação de matérias de divulgação científica, para que outras professoras e outros professores possam direcionar suas práticas no sentido da alfabetização científica e da Alfabetização Midiática dos sujeitos.
Abstract: This research investigated the didactic potential of a workshop for the evaluation of scientific dissemination articles published in on-line magazines. This study has the following research problem: what are the potentialities of the evaluation of scientific dissemination materials for the Scientific Literacy and Media Literacy of the subjects? More specifically, this study aimed to understand the fundamentals of scientific literacy, of media literacy; to analyze the potential and limitations of a workshop for the evaluation of scientific dissemination texts; and finally, to evaluate the contributions of this workshop to the critical formation of the subjects. From a methodological point of view, these objectives were pursued from the framework of qualitative studies. In this sense, at first, we conducted a theoretical-bibliographic survey focusing on studies that had the motto of scientific dissemination in magazines of the magazine type. Based on the material collected, we developed a proposal for a workshop for the evaluation of scientific dissemination materials published in on-line dissemination vehicles and which commonly circulate on social networks. In continuity, we held the workshop with the Residents of the Pedagogical Residency Center of the Physics Degree at the Federal University of Alagoas, Campus Arapiraca. The workshop was structured in the following way: a) conceptual exposition about Media Literacy, Scientific Literacy and the importance of the Evaluation of Scientific Dissemination Matters in the current context; b) search and selection of articles for scientific dissemination in on-line magazines; c) distribution of the instrument for evaluating matters of scientific dissemination among the subjects of the workshop; d) evaluation of the selected subjects; e) socialization of the evaluations carried out. At the end of the workshop, the subjects were invited to participate in a Focus Group. The focus group was recorded in audio, transcribed and the material was analyzed in the light of Content Analysis. As a result, it was possible to verify that these subjects were able to express their understanding of the fundamentals of Scientific and Media Literacy in a significant way. In addition, it was possible to identify that the subjects recognized the workshop as an instrument that allowed a more critical look in the face of information that circulates in large communication vehicles, especially on-line magazines with scientific dissemination texts. In addition, it was found that scientific dissemination texts have the potential to arouse students' curiosity, contextualize situations and are easily accessible. In view of the lived experience and the theoretical and methodological findings of this research, we offer as an Educational Product the proposal of this workshop for the evaluation of scientific dissemination materials, so that other teachers and other teachers can direct their practices towards scientific literacy and media literacy of the subjects. Keywords: Science communication, CTSA, Scientific literacy, Media literacy, Science teaching
Palavras-chave: Divulgação científica
Ensino de Ciências
Alfabetização Midiática
Alfabetização Científica
CTSA
Scientific dissemination.
Science teaching
Media literacy
Scientific literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SOUZA, Gracielly Maria da Silva. Em busca da alfabetização científica e da alfabetização midiática por meio de uma oficina de avaliação de matérias on-line de divulgação científica. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7229
Data do documento: 26-mai-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.