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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7219
Tipo: | Manual Acadêmico |
Título: | Guia de orientações sobre o período letivo excepcional (PLE) 2020 |
Autor(es): | Estevão, Cristiane Cyrino (org.) Silva, Eliane Barbosa da (org.) Lima, Ivonildo Ferreira (org.) Araújo, Luciano Luiz (org.) Santos, Maria Dayane D. dos (org.) Araújo, Nelma Camelo de (org.) |
Resumo: | Este Guia de Orientações sobre o Período Letivo Excepcional (PLE) tem como objetivo dar informações a respeito dos procedimentos para implementação desse período excepcional, bem como sanar dúvidas que foram apresentadas à Pró-reitoria de Graduação - Prograd/Ufal durante reuniões do Fórum dos Colegiados da Ufal e da comunidade acadêmica em geral. A Comissão de elaboração deste guia, constituída no referido Fórum e designada através da Portaria nº 156/2020-PROGRAD/UFAL, teve como base documentos consultados de outras Instituições Federais de Ensino Superior que também adotaram o ensino remoto, dentre elas: a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), as quais disponibilizaram seus documentos de forma on-line, assim como as resoluções que sistematizaram as atividades remotas, adotadas por motivo do coronavírus (Sars-Cov-2), e que já estão consolidando suas atividades, pois estas iniciaram suas atividades entre julho e agosto de 2020. Assim, por motivo da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), conforme a Portaria do Ministério da Educação nº 544, de 16 de junho de 2020, que versa sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), e que revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020, a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) discute a implementação do Período Letivo Excepcional. A Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020 permite, em caráter excepcional, até 31 de dezembro de 2020, a substituição das disciplinas presenciais por atividades letivas que sejam realizadas por meio de recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação. Além disso, será de responsabilidade das Instituições de Ensino Superior (IES) a definição de quais componentes curriculares serão substituídos, a realização de avaliações e a disponibilização de recursos para que seja possível o acompanhamento das atividades letivas pelos/as discentes. |
Palavras-chave: | Período Letivo Excepcional (PLE) Atividades Acadêmicas Não Presenciais (AANPs) Coronavírus (Sars-Cov-2) Estágio obrigatório Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
Citação: | ESTEVÃO, Cristiane Cyrino; SILVA, Eliane Barbosa da; LIMA, Ivonildo Ferreira; ARAÚJO, Luciano Luiz; SANTOS, Maria Dayane D. dos; ARAÚJO, Nelma Camelo de (org.). Guia de orientações sobre o período letivo excepcional (PLE) 2020. Maceió: Universidade Federal de Alagoas: Pró-Reitoria de Graduação, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7219 |
Data do documento: | 8-set-2020 |
Aparece nas coleções: | Período Letivo Excepcional (PLE) 2020 - PROGRAD/UFAL |
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