00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Produção escrita de contos nas aulas de matemática : algumas evidências na perspectiva da resolução de problemas
Título(s) alternativo(s): Writing short stories in mathematics classes: some evidence from the perspective of problem solving
Autor(es): Portela, Márcia da Silva Santos
Primeiro Orientador: Oliveira, Carloney Alves de
metadata.dc.contributor.referee1: Porto, Cristiane Magalhães
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Adriana Cavalcanti dos
Resumo: Esta dissertação, intitulada – “Produção Escrita de Contos nas Aulas de Matemática: algumas evidências na perspectiva da Resolução de Problemas” – teve como objetivo em analisar os saberes matemáticos evidenciados nas produções textuais nas aulas de matemática na perspectiva da resolução de problemas. Dentre os específicos destacamos: i) Identificar quais são as contribuições e potencialidades das produções escritas de contos para o ensino de Matemática; ii) Analisar como se configura o uso das produções escritas de contos para o ensino de Matemática na perspectiva da resolução de problemas; iii) Compreender como os alunos sistematizam seus saberes matemáticos a partir da produção escrita de contos; iv) Descrever alternativas que possibilitem a resolução de problemas por meio das produções escritas de contos nas aulas de Matemática. Buscando responder ao seguinte questionamento: “Quais saberes matemáticos são evidenciados nas produções textuais nas aulas de matemática por meio da resolução de problemas? Tendo como objeto da pesquisa os saberes matemáticos. O arcabouço teórico da pesquisa baseou-se nos estudos de D’ Ambrósio (2011), Freire (1977), Ferrero (1987), Rojo (2009), Soares (2003), Amarilha (2010), Smole at al (2001), Dante (1997), Onuchic e Allevato (1999), Schoroeder e Lester (1989), Diniz (1997), Charnay e Panizza (1994). A pesquisa constitui-se em uma pesquisa-ação, numa abordagem qualitativa tendo como cenário para a pesquisa uma escola localizada no bairro do Brasil Novo, cidade de Rio Largo/AL. Os alunos envolvidos estão na faixa etária de 10 a 13 anos, totalizando uma quantidade de 35 alunos. A coleta de dados foram obtidas através de observações, questionário aberto, atividades, oficinas de leitura e escrita finalizando com as produções textuais dos alunos. Para fins de análise dos resultados, foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (2009). Os resultados que emergiram através da investigação realizada foram analisados, sendo possível verificar que as atividades propostas na intervenção contribuíram para a produção de novas possibilidades. Os alunos se aproximaram da matemática presente em sua realidade a partir de momentos de produções escritas. Evidenciando saberes matemáticos, como tais: medidas de tempo, geometria, localização, quantidades.
Abstract: This dissertation, entitled - “Writing Short Stories in Mathematics Classes through Problem Solving” - aimed to analyze the mathematical knowledge evidenced in textual productions in mathematics classes through problem solving. Among the specific ones, we highlight: i) Identify what are the contributions and potentialities of the written production of short stories for the teaching of Mathematics; ii) Analyze how the use of written short story productions for teaching mathematics is configured in the perspective of problem solving; iii) Understand how students systematize their mathematical knowledge based on the written production of stories; iv) Describe alternatives that make it possible to solve problems through the production of short stories in mathematics classes. Seeking to answer the following question: “What mathematical knowledge is evident in textual production in mathematics classes through problem solving? Having mathematical knowledge as the object of the research. The theoretical framework of the research was based on the studies of D 'Ambrósio (2011), Freire (1977), Ferrero (1987), Rojo (2009), Soares (2003), Amarilha (2010), Smole at al (2001), Dante (1997), Onuchic and Allevato (1999), Schoroeder and Lester (1989), Diniz (1997), Charnay and Panizza (1994). The research constitutes an action research, in a qualitative approach having as a research scenario a school located in the neighborhood of Brasil Novo, city of Rio Largo / AL. The students involved are in the age group of 10 to 13 years old, totaling 35 students. Data collection was obtained through observations, an open questionnaire, activities, reading and writing workshops, ending with students' textual productions. For the purpose of analyzing the results, Bardin's Content Analysis (2009) was used. The results that emerged through the investigation were analyzed, making it possible to verify that the activities proposed in the intervention contributed to the production of new possibilities. The students approached the mathematics present in their reality from moments of written productions.
Palavras-chave: Produção escrita
Conto
Resolução de problemas
Written production
Tale
Problem solving
Produção de textos
Ensino de matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: PORTELA, Márcia da Silva. Produção escrita de contos nas aulas de matemática : algumas evidências na perspectiva da resolução de problemas. 2020. 222 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7199
Data do documento: 21-fev-2020
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