00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7110
Tipo: Dissertação
Título: Estratégias de resolução de problemas do campo aditivo: uma abordagem na perspectiva da teoria dos campos conceituais
Título(s) alternativo(s): Additive problems solving strategies: an approach from the conceptual field theory
Autor(es): Rocha, Eliano da
Primeiro Orientador: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee1: Cusati, Iracema Campos
metadata.dc.contributor.referee2: Morais, Eduardo Cardoso
metadata.dc.contributor.referee3: Barros, Amauri da Silva
Resumo: Revisões sistemáticas da literatura sobre estudos e pesquisas em educação matemática têm cada vez mais destacado a importância da metodologia de resolução de problemas nos processos de ensino e de aprendizagem nesta área. Neste contexto, destacam-se as contribuições do aporte teórico da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud (1996), notadamente sobre o processo de conceitualização e dominio das estruturas aditivas e/ou multiplicativas. Portanto, torna-se relevante compreender a confiabilidade de tais estudos. Assim, a presente pesquisa intitulada: “Estratégias de resolução de problemas do campo aditivo: uma abordagem na perspectiva da teoria dos campos conceituais” definiu por objetivo geral, investigar as estratégias de resolução de problemas aditivos de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas da rede municipal de educação do município de Teotônio Vilela-AL. Para isto, aplicamos um teste diagnóstico com 10 (dez) situaçõesproblema abordando os conceitos de composição, transformação e comparação. Participaram da pesquisa 60 alunos com idade entre 9 e 11 anos, de três escolas da referida rede de ensino. Para fundamentar o estudo, recorremos ao aporte teórico de estudiosos e pesquisadores em educação matemática: Dante (2010); Polya (1995); Onuchic (1999); Onuchic et al. (2014), Magina et al. (2001; 2008); Santana (2012), Mendonça et al. (2007); Vergnaud (1996; 2014), além dos PCN (BRASIL, 1997; 1998) e a BNCC (BRASIL, 2017). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso com viés exploratório, conforme às orientações de Gil (2009). Para a análise dos dados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2010). Os resultados alcançados revelaram que os alunos utilizaram diferentes estratégias para tentar solucionar os problemas propostos, a saber: algoritmo da adição; algoritmo da subtração; repetição de números do enunciado; estratégia pessoal, como o cálculo mental e uso de elementos pictóricos, além da opção em branco, deixando a questão sem nenhum esboço de resposta. Também se constatou que mesmo ao final dos anos iniciais do Ensino Fundamental (5ºano), os alunos demonstraram dificuldades no trato com situações do Campo Aditivo, exceto em relação às situações prototípicas. Pois, verificamos que a medida que as complexidades dos problemas aditivos aumentaram pelo avanço nas extensões, o percentual de acerto diminuiu. A investigação revelou ainda, que os erros dos alunos se deram tanto no cálculo numérico (32, 4 %), quanto no cálculo relacional (48,5%), e as questões sem nenhum esboço de resposta, denominada, “ em branco”, corresponderam a (19,1%) dos erros registrados pelos alunos. Diante dos resultados observados, estamos convictos de que um processo de formação continuada sobre o Campo Aditivo e a Teoria dos Campos Conceituais para os professores que ensinam matemática poderia ser de grande valia para superação dessa realidade. Quanto ao produto educacional, fruto desta dissertação, optamos pela elaboração de um artigo científico, uma síntese da presente pesquisa, intitulado “ Resolução de problemas aditivos na escola: desvelando estratégias dos alunos à luz da Teoria dos Campos Conceituais”. Neste artigo apresentamos todos os dados da pesquisa e a discussão sobre os resultados alcançados.
Abstract: Systematic reviews of the literature on mathematical education studies and research have increasingly highlighted the importance of problem solving methodology in teaching and learning processes in this area. In this context, we highlight the contributions of the theoretical contribution of Gérard Vergnaud Theory of Conceptual Fields (1996), notably on the process of conceptualization and mastery of additive and / or multiplicative structures. Therefore, it is relevant to understand the reliability of such studies. Thus, this research entitled: “Additive Field Problem Solving Strategies: An Approach from a Conceptual Field Theory Perspective” defined as its general objective to investigate the additive problem solving strategies of 5th grade students in elementary schools of the municipal education network of the municipality of Teotônio Vilela-AL. For this, we applied a diagnostic test with 10 (ten) problem situations addressing the concepts of composition, transformation andcomparison. Sixty students aged between 9 and 11 years old, from three schools of the referred school, participated in the research. To support the study, we resort to the theoretical support of scholars and researchers in mathematics education: Dante (2010); Polya (1995); Onuchic (1999); Onuchic and Allevato (2014), Magina et al. (2001; 2008); Santana (2012), Mendonça et al. (2007); Vergnaud (1996; 2014), in addition to the PCNs (BRAZIL, 1997; 1998) and the BNCC (BRAZIL, 2017). It is a qualitative research of the type case study with exploratory bias, according to the orientations of Gil (2009). For data analysis, we used the content analysis technique (BARDIN, 2010). The results revealed that the students used different strategies to try to solve the proposed problems, namely: addition algorithm; subtraction algorithm; repetition of numbers of utterance; Personal strategy such as mental calculation and use of pictorial elements, plus the blank option, leaving the question with no outline of answer. It was also found that even at the end of the early years of Elementary School (5th grade), students demonstrated difficulties in dealing with situations of the Additive Field, except in relation to prototypic situations. For we find that as the complexities of the additive problems increased as the extensions progressed, the hit percentage decreased. The investigation also revealed that the students' errors occurred both in numerical calculation (32.4%) and relational calculation (48.5%), and the questions with no answer outline, called “blank”, corresponded to (19.1%) of the errors recorded by the students. In view of the observed results, we are convinced that a process of continuous training on the Addictive Field and the Theory of Conceptual Fields for teachers who teach mathematics could be of great value to overcome that reality. As for the educational product, the result of this dissertation, we opted for the elaboration of a scientific article, a synthesis of the present research, entitled “Resolution of additive problems at school: unveiling students' strategies based on Theory of Conceptual Fields”. In this article we present all the research data and the discussion on the results achieved.
Palavras-chave: Matemática
Campo aditivo
Resolução de problemas
Teoria dos campos conceituais
Mathematics
Additive Field
Conceptual Field Theory
Troubleshooting
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: ROCHA, Eliano da. Estratégias de resolução de problemas do campo aditivo: uma abordagem na perspectiva da teoria dos campos conceituais. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. Contém 1 [Produto Educacional] com título: Resolução de problemas aditivos: desvelando estratégias dos alunos à luz dos campos conceituais.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7110
Data do documento: 19-dez-2019
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