00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7087
Tipo: Tese
Título: Saberes e narrativas docentes: memórias e experiências do ensino de história e cultura afro-brasileira no sertão alagoano
Título(s) alternativo(s): Teaching knowledge and narratives: memories and experiences in history and african-brazilian culture teaching in the sertao of Alagoas
Autor(es): Gomes, Gustavo Manoel da Silva
Primeiro Orientador: Pizzi, Laura Cristina Vieira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Menezes, Anderson Alencar
metadata.dc.contributor.referee1: Amorim, Roseane Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Martha Rosa Figueira
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Gian Carlo de Melo
Resumo: Com a sanção da Lei nº 10.639/2003 intensificaram-se os debates políticos sobre a educação antirracista como instrumento na construção de uma sociedade equitativa. Muitas pesquisas no âmbito da educação para as relações étnico-raciais têm problematizado ações e temáticas desafiadoras ao cumprimento dessa legislação. Assim, esta tese partiu da hipótese de que os saberes docentes se configuram como mecanismos que interferem na normatização do ensino escolar ao alterar expectativas e (re)criar realidades. Diante dessa problemática, nossa pesquisa objetivou analisar a constituição dos saberes de professores(as) do sertão de Alagoas sobre a cultura afro-brasileira, relacionando-os às suas respectivas práticas de ensino de História e, por meio de uma abordagem pós-estruturalista, compreender como tais saberes foram construídos e subjetivados ao longo das histórias de vida desses profissionais. Para isso, articulamos pressupostos metodológicos que realizam uma genealogia do “eu” (ROSE, 2001) por meio da mediação pedagógica da experiência de si (LARROSA, 2011). Propomos aos sujeitos participantes da pesquisa alguns mecanismos autocríticos e autorregulatórios que os estimulassem a se observarem, narrarem, refletirem, avaliarem, e a partir disso criar condições de transformarem-se a partir da provocação sobre quem eles se tornaram perante o critério étnico e suas formas de lidar com a cultura negra. Ao reconstruir e narrar memórias, os professores apresentam como o tema cultura afro emergiu em suas vidas pessoais e profissionais. Adotamos técnicas de entrevistas da história oral (ALBERTI, 2013) e análise do discurso de orientação foucaultiana para o tratamento dos dados empíricos coletados no campo (FOUCAULT, 2012; 2014). Com isso, identificamos não apenas os distintos artefatos, relações e contextos que têm dificultado a efetivação da Lei nº 10.639/2003 no ensino de História, mas também as possibilidades de engajamento e buscas por efetivas ações pedagógicas antirracistas por parte desses docentes. A partir da análise dos dados embasamo-nos teoricamente na epistemologia das práticas profissionais (TARDIF, 2002), pela qual entendemos que os saberes docentes são construções complexas, abertas, múltiplas e orientadas, produzidas e transformadas ao longo do tempo pela prática de ensino cotidiana. Percebemos como os saberes docentes transformam a inserção da temática da cultura afro-brasileira nos currículos escolares: por meio de um entrecruzamento complexo, tenso e disputado de discursos científicos, midiáticos, políticos, normativos e morais que se articulam na prática do ensino de História operando seleções, justificativas, interdições, celebrações, dominações e exclusões, entre outras formas de exercício do poder que se valem de critérios étnicos. A partir desse diagnóstico, categorizamos três tipos de saberes práticos: intermitentes, desestabilizadores e militantes, que, mais do que ações isoladas, demonstram que, paulatinamente, há deslocamentos e realinhamentos políticos, teóricos e metodológicos que estão sendo realizados no interior de uma nova cultura profissional da docência, considerando-se os critérios étnico-raciais.
Abstract: By the sanction of law 10.639/2003, political debates on anti-racist education as an instrument in building an equitable society have been intensified. Much research on Education for ethno-racial relations has problematized challenging actions and themes to comply with this legislation. Thus, this thesis started from the hypothesis that the teaching knowledge is configured as a mechanism that interfere in the standardization of school education, by changing expectations and (re)creating realities. Facing this problematic context, our research aimed to analyze the constitution of teachers’ knowledge on Afro-Brazilian culture in the sertao of Alagoas-Brazil, relating them to their respective History teaching practices and, through a post-structuralist approach, understanding how such knowledge had been constructed and subjectivated throughout these professionals’ life stories. For this, we articulate methodological assumptions that carry out a genealogy of the “I” (ROSE, 2001) through pedagogical mediation of the experience of the self (LARROSA, 2011). We proposed to these research individuals some self-critical and self-regulatory mechanisms that stimulated self-assessment, by narrating, reflecting, assessing themselves so as to create conditions to transform themselves from the identity constitution concerning ethnic criterion and ways of dealing with black culture. While reconstructing and narrating memories, teachers presented how the African culture theme emerged in their personal and professional lives. We adopted oral interview techniques (ALBERTI, 2013) and the Foucaultian-oriented discourse analysis (FOUCAULT, 2012; 2014). So, we have identified not only different artifacts, relationships and contexts that have hindered the implementation of law 10.639/2003 in History teaching, but also possibilities for engagement and searches for effective anti-racist pedagogical actions by these teachers. From data analysis, we were theoretically based on the epistemology of professional practices (TARDIF, 2002), in which teaching knowledge has complex, open, multiple constructions, and also oriented, produced and transformed by everyday teaching practice. We perceived that teaching knowledge transforms the insertion of the African-Brazilian culture theme in school curricula through a complex, tense and disputed intersection of scientific, media, political, normative and moral discourses that are articulated in the practice of History teaching. This operates selections, justifications, interdictions, celebrations, dominations and exclusions, among other forms of exercising power that make use of ethnic criteria. From this diagnosis, we categorize three types of practical knowledge: intermittent, destabilizing and militant, which, more than isolated actions, demonstrate that gradually there are political, theoretical and methodological shifts and realignments that have being carried out within a new culture teaching professional, considering ethno-racial criteria.
Palavras-chave: Ensino de História
Sertão Alagoano
Histórias de Vida
Saberes Docentes
Cultura Afro-brasileira
History Teaching
Sertao in Alagoas
Life Narratives
Teaching Knowledge
African-Brazilian Culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GOMES, Gustavo Manoel da Silva. Saberes e narrativas docentes: memórias e experiências do ensino de história e cultura afro-brasileira no sertão alagoano. 2020. 269 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7087
Data do documento: 1-jun-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.