00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: O curso de graduação em farmácia e o hospital de ensino de uma universidade pública do nordeste brasileiro: contribuições do laboratório de análises clínicas
Título(s) alternativo(s): The pharmacy graduation course and teaching hospital of a public university of northeast brazil: contributions from the clinical analysis laboratory
Autor(es): Melo, Adriano Cavalcante
Primeiro Orientador: Vilela, Rosana Quintella Brandão
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Lenilda Austrilino
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Ednaldo Almeida
Resumo: Este trabalho acadêmico de conclusão do curso de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atendendo às premissas desse tipo de pós-graduação, é constituído por uma pesquisa e um produto de intervenção, ambos baseados em problemas provenientes do campo profissional. Assim, a pesquisa teve como objetivo conhecer as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado no âmbito das Análises Clínicas, por meio das concepções e expectativas dos egressos e da gestão do curso. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, tendo como cenário de investigação o Estágio em Análises Clínicas (AC) de um curso de graduação em Farmácia, desenvolvido em Hospital de Ensino de uma Universidade pública do nordeste brasileiro. Para a obtenção dos dados, foi realizado um Grupo Focal (GF) com cinco egressos de ambos os sexos e uma entrevista semiestruturada com a gestão do curso. Os dados coletados foram analisados à luz da análise de conteúdo, da qual emergiram três categorias: O Estágio Curricular Supervisionado como lócus da profissionalização; Percepções sobre os fatores dificultadores do desenvolvimento da aprendizagem durante o Estágio em AC; Percepções sobre os fatores facilitadores do desenvolvimento da aprendizagem durante o estágio em AC. Os caminhos apontados pelos discursos de egressos e da gestão do curso de Farmácia revelaram que ocorrem oportunidades de estabelecimento de relações entre teoria e prática no cotidiano profissional do estágio em AC. Porém, indicaram também, de forma enfática, a necessidade de promover iniciativas de reflexão e avaliação das práticas desenvolvidas no estágio, em consonância com os objetivos formativos do curso, por meio de planejamento conjunto das atividades, bem como investimentos em desenvolvimento docente dos preceptores. Tomando-se por base essa avaliação do estágio, pode-se concluir que existem aspectos passíveis de realinhamento e fornece subsídios concretos para a melhoria da qualidade do currículo do curso de graduação, cenário deste estudo. Nesse sentido, desenvolveu-se, com base nas sugestões emitidas pelos egressos participantes desta pesquisa, a construção de um produto de intervenção, um relatório técnico conclusivo de pesquisa. Neste produto, defende-se o investimento na preceptoria por meio de um programa – “Conhecer, Planejar, Capacitar e Avaliar: Programa de Valorização da Preceptoria do Estágio em Análises Clínicas” (PVP) – como sugestão aos gestores do curso. O título deixa claro os propósitos e a sequência de intenções do projeto, o qual abrange quatro fases: a primeira, tornar conhecido dos preceptores o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso que norteia a formação; a segunda, fazer o planejamento conjunto do Estágio em AC, baseado nos objetivos de aprendizagem que compõem o PPP do curso; a terceira, promover a capacitação com base nas demandas dos preceptores; e, finalmente, a quarta fase, avaliar o estágio para melhor aperfeiçoamento deste período de formação. Portanto, considera-se que os resultados desta pesquisa, bem como o produto gerado, são relevantes para propiciar uma reflexão acerca do Estágio Curricular Supervisionado, objetivando o aprimoramento e fortalecimento na formação do profissional farmacêutico, focado no cuidado à saúde e na transformação da realidade social.
Abstract: This academic work concluding the Professional Master's Degree in Health Education (MPES), from the Federal University of Alagoas (UFAL), meeting the premises of this type of post-graduation, consists of a research and an intervention product, both based on problems arising from the professional field. Thus, this research aimed to know the contributions of the Supervised Curricular Internship within the scope of Clinical Analysis, through the conceptions and expectations of the graduates and the course management. It is a qualitative research, of a descriptive nature, with the Research Scenario (AC) of an undergraduate course in Pharmacy, developed in a Teaching Hospital of a public University in the northeast of Brazil, as a research scenario. To obtain the data, a Focus Group (FG) was conducted with five graduates of both sexes and a semi-structured interview with the course management. The collected data were analyzed in the light of content analysis, from which three categories emerged: The Supervised Curricular Internship as the locus of professionalization; Perceptions about the factors that hinder the development of learning during the Internship in AC; Perceptions about the factors that facilitate the development of learning during the AC Internship. The paths pointed out by the discourses of graduates and the management of the Pharmacy course revealed that there are opportunities for establishing relationships between theory and practice in the professional routine of the Internship in AC. However, they also emphatically indicated the need to promote initiatives for reflection and evaluation of the practices developed in the internship, in line with the training objectives of the course, through joint planning of activities, as well as investments in teacher development by preceptors. Based on this appraisal of the internship, it can be concluded that there are aspects that can be realigned and provide concrete subsidies for improving the quality of the curriculum of the undergraduate course, the scenario of this study. In this sense, based on the suggestions issued by the graduates participating in this research, the construction of an intervention product, a conclusive technical research report, was developed. In this product,investment in preceptorship is defended through a program - “Knowing, Planning, Training and Evaluating: Program for the Valuation of Preceptorship of the Internship in Clinical Analysis” (PVP) - as a suggestion to the course managers. The title makes clear the purpose and sequence of intentions of the project, which covers four phases: the first, making known to the preceptors the Pedagogical Political Project (PPP) of the course that guides the training; the second, do the joint planning of the Internship in AC, based on the learning objectives that make up the PPP of the course; the third, promoting training based on the demands of the preceptors; and, finally, the fourth phase, to evaluate the internship to improve this training period. Therefore, it is considered that the results of this research, as well as the product generated, are relevant to provide a reflection on the Supervised Curricular Internship, aiming at the improvement and strengthening in the training of the pharmaceutical professional, focused on health care and the transformation of reality Social.
Palavras-chave: Hospitais de ensino
Estágio clínico
Serviços de laboratório clínico
Educação em farmácia
Preceptoria
Teaching hospitals
Clinical internship
Clinical laboratory services
Pharmacy education
Preceptorship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: MELO, Adriano Cavalcante. O curso de graduação em farmácia e o hospital de ensino de uma universidade pública do nordeste brasileiro: contribuições do laboratório de análises clínicas. 2020. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7070
Data do documento: 6-jul-2020
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