00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7046
Tipo: Dissertação
Título: Atividades lúdicas facilitadoras para a aprendizagem da zoologia de invertebrados no ensino médio
Autor(es): Vieira, Leandro da Rocha
Primeiro Orientador: Sovierzoski, Hilda Helena
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Olagide Wagner de
metadata.dc.contributor.referee2: Lucas, Lucken Bueno
Resumo: Uma das áreas de destaque no Ensino de Biologia tem sido a Zoologia, ciência dedicada ao estudo dos animais. A efetivação do Ensino de Zoologia vem apresentando condições complexas na Educação Básica, sendo que há evidências que problemas ligados ao ensino possuem raízes na formação deficitária de professores, falta de políticas públicas para valorização do magistério e de recursos didáticos que possibilitem ao professor realizar seu trabalho, sem ter que apelar exclusivamente para a tradicional aula expositiva conteudista. O objetivo deste trabalho foi compreender como as atividades lúdicas podem contribuir para a aprendizagem de Zoologia de Invertebrados no Ensino Médio e avaliar a importância destas atividades para despertar o interesse dos estudantes pelas aulas de Zoologia. Foi realizada uma pesquisa investigativa e qualitativa, tendo como participantes duas turmas de 2º Ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Pernambuco, doravante denominadas Turmas A e B, durante o período de quatro meses. Ambas as turmas receberam um questionário de conhecimentos prévios e responderam cinco perguntas de múltipla escolha acerca dos filos Porifera e Platyhelminthes e da classe Crustacea. Em seguida foram ministradas aulas expositivas dialogadas sobre os conteúdos de Zoologia de Invertebrados em ambas as turmas, de maneira que as duas tivessem o mesmo contato teórico com o conteúdo. Nestas aulas, os recursos utilizados pelo professor foram projetor multimídia, computador, livro didático, quadro branco, lápis e apagador. Foi realizada a explanação oral do conteúdo, resolução de exercícios do livro didático e correção. Além das aulas expositivas dialogadas, na Turma A houve na sequência a intervenção lúdica, com o uso de duas paródias - Porifera, encenação teatral - Platyhelminthes e jogo de perguntas e respostas - Crustacea. Esta intervenção lúdica foi denominada de Produto. Para cada filo ou classe, foram utilizadas três aulas, com duração de 50 minutos para cada aula, totalizando 9 aulas em cada turma. Por meio do questionário de conhecimentos prévios, os estudantes das duas turmas afirmaram ter pouco ou nenhum conhecimento acerca dos filos e classe abordados e quando questionados sobre a possibilidade de aprender Zoologia apenas com a leitura e apresentação teórica, a maioria afirmou que em parte isso é possível. Após as aulas expositivas dialogadas e aplicação do Produto somente na Turma A, os estudantes de ambas as turmas afirmaram por meio dos questionários que acreditam que as atividades lúdicas têm função facilitadora no aprendizado de Zoologia dos filos e classe abordados. Com a aplicação dos questionários também foi possível perceber que houve uma atribuição de notas mais altas pelos estudantes da Turma A quando comparadas com as notas atribuídas pelos estudantes da Turma B, enfatizando a efetividade das atividades lúdicas. E ainda a partir da pesquisa tornou-se perceptível que os estudantes da Turma A corresponderam às atividades lúdicas de maneira positiva, havendo melhor interação e participação nas aulas onde estas atividades foram desenvolvidas, facilitando o aprendizado do conteúdo.
Abstract: One of the prominent areas in Teaching Biology has been Zoology, a science dedicated to the study of animals. The effectiveness of Zoology Teaching has been presenting complex conditions in Basic Education, and there are evidences that problems related to teaching have roots in the lack of teacher training, lack of public policies for valorization of teaching and teaching resources that enable the teacher to carry out his work , without having to appeal to the traditional content lectures. The objective of this work was to understand how the ludic activities contribute to the learning of Invertebrate Zoology in High School and to evaluate the importance of these activities to arouse students' interest in Zoology classes. An investigative and qualitative research was carried out, having as target audience two classes of 2nd Year of High School of a school of the state public network of Pernambuco, hereinafter called Classes A and B, during the period of four months. Both classes received a prior knowledge questionnaire and answered five multiple-choice questions about the Porifera and Platyhelminthes phyla and the class Crustacea. Next, lectures were given on the contents of Invertebrate Zoology in both classes, so that the two had the same theoretical contact with the content. In these classes, the resources used by the teacher were multimedia projector, computer, textbook, whiteboard, pencil and eraser. The oral explanation of the content, resolution of textbook exercises and correction was performed. In addition to the dialogic lectures, in Class A there was a playful intervention, with the use of two parodies - Porifera, theatrical stage - Platyhelminthes and the game of questions and answers - Crustacea. This ludic intervention was called Product. For each phylum or class, three classes were used, with a duration of 50 minutes for each class, totaling 9 classes in each class. Through the prior knowledge questionnaire, the students of the two classes reported having little or no knowledge of the phyla and class discussed and when asked about the possibility of learning Zoology only with the theoretical reading and presentation, most affirmed that in part this is possible. After the dialogic expository classes and application of the Product only in Class A, the students of both classes affirmed through the questionnaires that believe that the ludic activities have a facilitating function in the learning of Zoology of the phyla and class addressed. With the application of the questionnaires it was also possible to notice that there was a higher grade assignment by the students of Class A when compared to the grades assigned by the students of Class B, emphasizing the effectiveness of the playful activities. And from the research it became apparent that the students of Class A corresponded to the playful activities in a positive way, having better interaction and participation in the classes where the activities were developed, facilitating the learning of the content.
Palavras-chave: Ensino médio – Atividades de lazer
Zoologia – Estudo e ensino
Invertebrados
Play activities
Teaching of Zoology
Invertebrates
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Citação: VIEIRA, Leandro da Rocha. Atividades lúdicas facilitadoras para a aprendizagem da zoologia de invertebrados no ensino médio. 2019. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7046
Data do documento: 28-mai-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atividades lúdicas facilitadoras para a aprendizagem da zoologia de invertebrados no ensino médio.pdf2.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.