00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7008
Tipo: Dissertação
Título: A expectativa escolar de estudantes do curso de licenciatura em física no campus Arapiraca
Autor(es): Rocha, Josefa Eleusa da
Primeiro Orientador: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Adriana Almeida Sales de
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Alberto Einstein Pereira de
Resumo: Esta pesquisa teve como propósito examinar uma turma de ingressos no curso de Licenciatura em Física da UFAL no Campus Arapiraca, iniciados no segundo semestre de 2009, visando a busca de elementos que contribuam para uma melhor compreensão da profissionalização docente para o ensino de Física na Educação Básica no contexto atual como também entender os problemas vivenciados pelos professores de Física em sua formação inicial. Partindo-se da hipótese de que o inicio da profissão docente na área de Física é complexo e recheado de incertezas. O estudo teve como instrumento metodológico, a pesquisa bibliográfica, que nos permitiu o acesso a obras de vários autores que tem dado grandes contribuições sobre o tema formação de professores e neste caso mais especificamente a formação de professores de Física. Também foi utilizada a técnica do questionário, junto aos alunos investigados e a análise de documentos que permitiram o acesso a informações importante para a comprovação das hipóteses. No primeiro momento foi discutido questões sobre a formação de professores no Brasil com enfoque para a Formação dos Professores de Física. O segundo capítulo apresenta questões referentes a estrutura do Curso de Licenciatura em Física no Campus Arapiraca, discutindo dados históricos e estruturais, dando destaque para organização curricular, e no final do capítulo a discussão foi levada para a evasão nos cursos de Física. No terceiro capítulo, foram analisados e discutidos os dados obtidos através do questionário aplicado aos alunos do curso, que apresentaram informações referentes, a questões pessoais e familiares, antecedentes escolares e perspectivas dos mesmos com relação ao curso.
Abstract: This research had the purpose to examine a group of tickets at the Bachelor's Degree in Physics from UFAL Campus Arapiraca, started the second half of 2009, aiming to search for elements that contribute to a better understanding of the professionalization of teachers for teaching Physical Education Basic in the current context but also to understand the problems experienced by teachers of physics in their initial training. Based on the assumption that the beginning of the teaching profession in the area of physics is complex and full of uncertainties. The study was a methodological tool, the literature search, which allowed us access to the works of several authors who have made significant contributions on the subject of teacher training and in this case more specifically the training of physics teachers. Also the technique used was the questionnaire, together with the students investigated and analysis of documents that allowed access to important information for the verification of hypotheses. At first discussed questions about teacher training in Brazil with a focus on the Training of Physics Teachers. The second chapter presents issues concerning the structure of the Degree in Physics at the Campus Arapiraca, discussing historical and structural data, highlighting curriculum, and the final chapter of the discussion was moved to drop out of physics courses. In the third chapter, were reviewed and discussed the data obtained through the questionnaire administered to students in the program, which provided information relating to personal and family issues, history and perspectives of the same school with the course.
Palavras-chave: Curso de Física
Licenciaturas
Professores de Física
Formação docente
Alunos de Física
Physics course
Physics teachers
Teacher education
Physics students
Degrees
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ROCHA, Josefa Eleusa da. A expectativa escolar de estudantes do curso de licenciatura em física no campus Arapiraca. 2020. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7008
Data do documento: 6-jul-2011
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A expectativa escolar de estudantes do curso de licenciatura em física da UFAL no Campus Arapiraca.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.