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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Retórica visual : o Shopping Iguatemi - Maceió e sua comunicação persuasiva.
metadata.dc.creator: Spinassé, Marcos Antonio
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferrare, Josemary Omena Passos
metadata.dc.contributor.referee1: Waechter, Hans da Nobrega
metadata.dc.contributor.referee2: Bittencourt, Leonardo Salazar
metadata.dc.contributor.referee3: Manhas, Adriana Capretz Borges da Silva
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação verifica a possibilidade de objetos concretos gerarem estímulos à percepção visual, a ponto de funcionarem como indutores de comportamento, sem imposição autoritária. Busca compreender a Retórica Visual a fim de utilizar seus fundamentos como instrumento de exame de elementos que sensibilizam o sentido da visão, materializados no espaço construído do Shopping Iguatemi em Maceió, Alagoas. Para tanto, partindo do conceito da retórica como a arte de persuadir pelo discurso verificou-se a possibilidade de relacionar as teorias a este respeito, que são originalmente ligadas à comunicação oral/escrita, com a linguagem visual. Entendendo a linguagem como um sistema de signos que serve para comunicação, pode-se observar que a linguagem visual difere-se da oral/escrita e, assim sendo, possui características próprias como a tendência a ser sinóptica e analógica e que é, geralmente, aprendida de forma tácita. Desta forma, como o emprego das regras gramaticais e de outras oriundas da lingüística como instrumento de estudo, pareciam não dar conta da Retórica Visual, procurou-se elucidar como os estímulos sensoriais visuais poderiam, de acordo com os fundamentos da Neurociência e da Psicologia, ser percebidos pelo ser humano induzindo-o, sem imposição autoritária, a um determinado comportamento. Constatou-se que é possível utilizar os fundamentos da Retórica Visual, como instrumento de exame da comunicação visual persuasiva em um espaço arquitetônico, onde se verificou, no caso em estudo, a presença de sinais visuais indutores de determinados comportamentos.
Abstract: The present dissertation verifies the possibility of objects concrete I will be generating stimulus on the visual sense , the dot of I'll be functioning I eat inductors of behavior, without imposition authoritarian. She picks understand the rhetoric Visual for the purpose of use yours basis as the means of examination of elements what sensitize the sense from view, materialize in a space built of the Shopping Iguatemi (Mall) in Maceió - Alagoas. About to as many, breaking of the concept from rhetoric I eat the art of persuade at speech verifies - if the possibility of relating the theories the respect, what originally linked together on the communication oral / writing, with the language visual. Understanding the language like a system of sign what serve about to communication, can you - if observe what the language visual differ - if from oral / writing &, given this, has characteristics proper I eat the tendency the be synoptic & analogical and that is, generally, learned of she forms tacit. From this she forms, I eat the use from the grammatical rules & of another originating in from linguistic as the means of I study, they seemed no deliver account from Rhetoric Visual, she sought - if elucidate I eat the excitements sensorial visual could, according to the fundamental from Neuroscience & from Psychology, be sensed at human being induced - the, without imposition authoritarian, to a determined behavior. I find that - if what it is possible use the fundamental from Rhetoric Visual, as the means of examination from communication visual persuasiveness a space architectonic, where if verifies, in the event of I study, the attendance of signals visual inductors of determined behaviors.
Keywords: Rhetoric visual
Communication visual
Language visual
Communication persuasiveness
Mall
Retórica visual
Comunicação visual
Linguagem visual
Comunicação persuasiva
Shopping Center
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Dinâmicas do Espaço Habitado
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Citation: SPINASSÉ, Marcos Antonio. Retórica visual : o Shopping Iguatemi - Maceió e sua comunicação persuasiva.. 2009. 11 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/700
Issue Date: 28-May-2009
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU

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