00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: A trajetória da Educação escolar em Palmeira dos Índios/AL, ontem e hoje: o caso do Colégio Estadual Humberto Mendes
Autor(es): Souza, Josefa Adriana Cavalcante Ferro de
Primeiro Orientador: Verçosa, Élcio de Gusmão
metadata.dc.contributor.referee1: Valente, Edison Francisco
metadata.dc.contributor.referee2: Madeira, Maria das Graças de Loiola
Resumo: Este estudo aborda a trajetória do letramento em Palmeira dos Índios, desde seu surgimento, passando pela institucionalização feita pelo Estado, até o que é considerado como seu apogeu, representado pela criação e duas primeiras décadas do Colégio Estadual Humberto Mendes (1960-1980). A pesquisa toma como ponto de partida a chegada de Frei Domingos de São José, enviado pela Diocese de Olinda/Recife - momento em que os traços da cultura branca começam a interferir na vida dos nativos da região, situada no Agreste, por meio da presença destacada dos ensinamentos religiosos oriundos da Igreja Católica. As Missões indígenas, que serviram para a pacificação entre nativos e brancos proprietários que haviam ocupado terras na região, ao tempo em que estabeleceriam a presença católica na vida política e social daquela comunidade pelos anos a vir, dariam origem à importância fundamental para a educação escolar ali desenvolvida. De modo sistemático, esta dissertação traça, assim, a trajetória da instrução privada e pública, no município de Palmeira dos Índios, desde as primeiras experiências de iniciativa privada, passando pela chegada da primeira professora concursada para a Vila de Palmeira dos Índios, pela ampliação do número de Cadeiras e professores, a criação do grupo escolar, em 1932, a chegada, na década de 1940, de dois colégios religiosos, particulares, até a criação, no âmbito público, do primeiro colégio que se firmaria na década de 1960. Com base nos caminhos percorridos pela instrução em Palmeira dos Índios, este estudo procura, a partir de relatos que foram colhidos, compreender a lógica que se impôs ao letramento de sua população, sobretudo na segunda metade do século XX, tomando como referência a trajetória do Colégio Estadual Humberto Mendes, nos aspectos administrativo e pedagógico, até 1980, quando, segundo depoimentos, a escola vai do seu auge ao seu declínio, parecendo ser essa realidade o que irá se impor à educação pública que hoje se dá no município.
Abstract: This study follows the evolution of literacy in Palmeira dos Índios from its introduction to its peak with the foundation and first two decades of operation of the Colégio Estadual Humberto Mendes (1960-1980). The starting point for the research is the arrival of Fray Domingos de São José, an envoy of the Dioceses of Olinda/Recife to the Agreste with the mission of introducing the tenets of European culture in the lives of the native-American population through the religious teaching of the Catholic Church. The Fray’s Indian Missions, working out the peace between natives and European settlers and land-owners established a strong Catholic presence in the social and political life of the new community as well as the characteristically religious input of the schooling to be pursued thereof. So, this essay undertakes a systematic discussion of the evolution of private as well as public schooling in Palmeira dos Índios in its various stages of development: the first publicly-assigned teacher to arrive at the village, the expansion of Chairs and chair holders, the foundation of the first public high school, in 1932, the foundation of the two local Catholic high schools in the 1940’s, up to the foundation of the first Lyceum in the 1960’s. Assuming this historical approach to the evolution of literacy in Palmeria dos Índios as its cornerstone this study strives to understand the logic that presided the instruction of the local population, especially in the second half of the 20th century, taking as primary reference to our reading the administrative and pedagogical evolution of the Colégio Estadual Humberto Mendes up until the 1980’s, when, according to the interviews made, the school started to decline to the poor conditions where the local public instruction, unfortunately, lies today.
Palavras-chave: Letramento
Palmeira dos Índios - Educação
Educação pública
Atuação pedagógica
Literacy
Pedagogical action
Public Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Josefa Adriana Cavalcante Ferro de. A trajetória da Educação escolar em Palmeira dos Índios/AL, ontem e hoje: o caso do Colégio Estadual Humberto Mendes. 2020. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6994
Data do documento: 15-dez-2010
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