Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6982
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado |
Autor(es): | Bandeira, Simone Pereira Maia Bonfim, Jakeline do Nascimento |
Primeiro Orientador: | Viana, Maria Aparecida Pereira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barros, Abdizia Maria Alves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Guerra, Maria José |
Resumo: | Este artigo apresenta ações lúdicas para a formação continuada de professores, realizadas no âmbito de atividades das disciplinas: Estágio Supervisionado (3) e Projetos Integradores (7) do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, no ano de 2014. A pesquisa foi desenvolvida na escola Municipal de Maceió, com o tema “Formação continuada: Reflexões acerca da formação dos professores durante o Estágio Supervisionado”. A escolha desse tema ocorreu a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com a coordenação da escola. O objetivo principal foi realizar uma análise reflexiva sobre a formação de professores, considerando o contexto no qual os docentes estão inseridos. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, adotando como base a pesquisa-ação, metodologia participativa que possibilita uma intervenção social. Sendo assim, os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas com professores e funcionários e anotações e observações in locu. Com base nos resultados, é possível constatar uma necessidade do resgate da motivação desses profissionais professores. As atividades realizadas, ao longo da formação, contribuíram para a construção de seus saberes e o desejo de aprender, tendo em vista uma nova perspectiva para sua prática pedagógica, o que indica uma realização de uma motivação ativa que incentive os professores em sua formação continuada |
Palavras-chave: | Estágio supervisionado Formação continuada de professores Motivação - Pedagogia Reflexão - Pedagogia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | BANDEIRA, Simone Pereira Maia; BONFIM, Jakeline do Nascimento.Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6982 |
Data do documento: | 8-mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado.pdf | 676.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.