00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: A contrareforma do ensino médio no contexto do estado brasileiro neoliberal
Título(s) alternativo(s): The high school counter-reform in the context of the neoliberal brasilian state
Autor(es): Santos, Geisa Ferreira dos
Primeiro Orientador: Diógenes, Elione Maria Nogueira
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Fialho, Lia Machado Fiuza
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar os pressupostos políticos e econômicos da contrarreforma do ensino médio do ano de 2017, no que refere à formação do trabalhador, relacionando-a com os princípios e fundamentos do modelo de acumulação flexível do capital no que baseiam a formação do trabalhador. Tivemos como questões norteadoras da pesquisa: (1) Qual a relação estabelecida entre trabalho e educação na sociedade capitalista? (2) Quais as reformas educacionais referentes à formação do trabalhador nos anos de 1990 e o papel do Estado nesse cenário neoliberal? (3) Qual conjuntura política, social e econômica que ocorreu a reforma do ensino médio no ano de 2017? (4) Quais são as relações estabelecidas entre a contrarreforma do ensino médio de 2017 e o modelo de acumulação flexível do capital tendo em vista a formação do trabalhador? Para a realização da pesquisa foi utilizado o método materialista histórico dialético (MARX, 1818 - 1883). Tratou-se de uma pesquisa documental na qual foram analisados obras e documentos que se constituíram nas seguintes fontes: Lei 13.415 de 2017, resolução nº 3 de 2018/MEC e trabalhos publicados recentemente que versam sobre a contrarreforma de 2017 (artigos, dissertações, teses e livros). O materialismo histórico dialético permitiu uma análise da estrutura e da dinâmica das categorias: trabalho e educação, reforma educacional, Estado e neoliberalismo, bem como compreender as relações estabelecidas entre si, as determinações, as contradições e as transformações sociais. Tivemos como referência teórica: Marx (2008; 1998; 2017), Saviani (2008), Frigotto (2006), Kuenzer (1997) e Diógenes (2013). Os resultados parciais podem assim ser definidos: a contrarreforma do ensino médio de 2017 visa uma adaptação do trabalhador ao modelo de acumulação flexível do capital, para isso, limitará ainda mais a formação dos sujeitos dependentes do sistema público de ensino, impondo uma redução no currículo através dos chamados itinerários formativos, focados em uma formação fragmentada, com base no comportamento esperado para trabalhadores através de competências, habilidades e flexibilização.
Abstract: The aim of this paper is to analyze the political and economic assumptions of the high school counter-reform of 2017, with regard to worker training, relating it to the principles and foundations of the flexible capital accumulation model on which training is based. of the worker. We had as research guiding questions: (1) What is the relationship established between work and education in capitalist society? (2) What are the educational reforms regarding worker training in the 1990s and the role of the state in this neoliberal scenario? (3) What political, social and economic conjuncture did the high school reform take place in 2017? (4) What are the relationships established between the 2017 high school counter-reform and the flexible capital accumulation model for worker training? For the accomplishment of the research the dialectical historical materialist method was used (MARX, 1818-1883). It was a documentary research in which works and documents that were constituted from the following sources were analyzed: Law 13.415 of 2017, Resolution No. 3 of 2018 / MEC and recently published works that deal with the counter-reform of 2017 (articles, dissertations, theses and books). The dialectical historical materialism allowed for an analysis of the structure and dynamics of the categories: work and education, educational reform, state and neoliberalism, as well as to understand the relations established among themselves, the determinations, the contradictions and the social transformations. We had as theoretical reference: Marx (2004; 1998; 2017), Saviani (2008), Frigotto (2006), Kuenzer (1997), Diogenes (2013). Partial outcomes can thus be defined: the 2017 high school counter-reform aims at adapting the worker to the flexible capital accumulation model, thereby further limiting the training of subjects dependent on the public education system by imposing a reduction in the curriculum through of the so-called training itineraries, focused on a fragmented formation, based on the expected behavior for workers through skills, abilities and flexibility.
Palavras-chave: Trabalho
Neoliberalismo
Estado
Contrarreforma
Educação
Work
Neoliberalism
State
Counter-reform
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Geisa Ferreira dos. A contrareforma do ensino médio no contexto do estado brasileiro neoliberal. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6975
Data do documento: 20-dez-2019
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