00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6969
Tipo: Tese
Título: Transtorno do espectro autista (tea): estigma entre discentes dos cursos de medicina e enfermagem da UFAL
Título(s) alternativo(s): Autism spectrum disorder (tea): stigma among students of medical and nursing courses at UFAL
Autor(es): Taveira, Maria das Graças Monte Mello
Primeiro Orientador: Miranda, Claudio Torres de
metadata.dc.contributor.referee1: Suruagy, Divanise Correia
metadata.dc.contributor.referee2: Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda
metadata.dc.contributor.referee3: Paula, Cristiane Silvestre de
Resumo: Introdução: O termo estigma rememora um estereótipo negativo, ligado a um determinado grupo que tende a ser marginalizado pela sociedade, como as pessoas com Transtornos do Espectro Autista. Tal fato pode levar à desqualificação para aceitação pela sociedade, provocando discriminação. Ocorre estigmatização em contextos que englobam cultura, história política, economia e aspectos sociais. Objetivo: Descrever o estigma em relação ao TEA entre estudantes de graduação do curso de Medicina e Enfermagem. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, cujos dados foram coletados através da realização de dois grupos focais, sendo um de Medicina, com dez alunos, e um de Enfermagem, com seis alunos, da Universidade Federal de Alagoas. Utilizando roteiro com oito perguntas abertas. As falas foram gravadas e transcritas sendo analisadas através do software IRAMUTEQ, que possibilita a análise de conteúdo. Resultados: Foi originado um corpus de 84 textos, 362 segmentos de texto, correspondendo a 74,3% do total de corpus, que representam as falas dos participantes da pesquisa. Surgiram cinco Classes, segundo a Classificação Hierárquica Descendente, que foram: Classe 1 (20,1%) Abordagem da pessoa com TEA; Classe 2, correspondeu a 18,2% do corpus, nomeada: Vivência de Estigma; Classe 3, correspondeu a 14,9% do corpus, denominada: Segregação de Pessoas com TEA; Classe 4, contemplou 19,7% do corpus, nomeada: Cuidado com a Pessoa com TEA e Classe 5, contemplou 27,1% do corpus, chamada: Desafios enfrentados pelas pessoas com TEA. Conclusão: Identifica-se a existência de estigma por parte dos alunos pesquisados, os quais propõem estratégias para desmistificar essa concepção advinda da sociedade da qual fazem parte, incluindo mais discussões sobre o tema durante a graduação, por serem futuros profissionais da saúde. Reconhece-se que abordagens sobre TEA precisam ser realizadas de forma compartilhada entre os profissionais da Universidade, discentes, cuidadores e pessoas na condição de TEA, com olhar social e não meramente assistencial.
Abstract: Introduction: The term stigma recalls a negative stereotype, linked to a certain group that tends to be marginalized by society, such as people with Autism Spectrum Disorders. This can lead to disqualification for acceptance by society, causing discrimination. Stigmatization occurs in contexts that encompass culture, political history, economics and social aspects. Objective: To describe the stigma in relation to ASD among undergraduate medical and nursing students. Method: This is a qualitative study, whose data were collected through the realization of two focus groups, one of medicine with ten students and one of nursing with six students, from the Federal University of Alagoas. Using a script with eight open questions. The speeches were recorded and transcribed and analyzed using the IRAMUTEQ software, that enables content analysis. Results: A corpus of 84 texts was created, 362 text segments, corresponding to 74.3% of the total corpus, which represent the speeches of the research participants. Five Classes emerged, according to the Descending Hierarchical Classification, which were: Class 1 (20.1%), Approach of the person with ASD; Class 2, corresponded to 18.2% of the corpus named: Experience of Stigma; Class 3 corresponded to 14.9% of the corpus, called: Segregation of People with ASD; Class 4 covered 19.7% of the corpus, named: Care for the person with ASD and Class 5 covered 27.1% of the corpus, called: Challenges faced by people with ASD. Conclusion: It is identified the existence of stigma on the part of the researched students who propose strategies to demystify this conception coming from the society they are part of, including more discussions on the theme at undergraduate level, as they are future health professionals. It is recognized that approaches on ASD need to be carried out in a shared way among University professionals, students, caregivers and people with ASD, with a social view and not merely assistance.
Palavras-chave: Transtornos do espectro autista
Estigmatização
Atitude
Stigma
Attitude
Autist Spectrum Disorder
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Citação: TAVEIRA, Maria das Graças Monte Mello. Transtornos do espectro autista (TEA): estigma entre discentes dos cursos de Medicina e Enfermagem da UFAL. 57 f. 2020. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6969
Data do documento: 20-fev-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Transtornos do espectro autista (TEA): estigma entre discentes dos cursos de Medicina e Enfermagem da UFAL.pdf2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.