00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6879
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento de estratégias cognitivas com games no ensino de inglês
Título(s) alternativo(s): Development of cognitive strategies with games in english teaching
Autor(es): Silva, Larissa Torres da
Primeiro Orientador: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee1: Viana, Maria Aparecida Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Daniel Augusto Monteiro de
Resumo: A literatura indica que a utilização dos games permite resultados positivos na aprendizagem, pois possibilitam a aproximação dos estudantes no âmbito da sala de aula, uma vez que, utilizar nas aulas um recurso que já utilizam em outros momentos, poderá promover interesse em participar. A presente pesquisa trata de um estudo que teve como objetivo geral analisar quais estratégias cognitivas de aprendizagem são potencializadas por meio dos Games em contexto escolar e extraescolar. Para os estudos teóricos foram utilizados, entre outros: Ramos e Cruz (2018), Pimentel (2017), Pereira e Campos (2016) e Silva (2012). Para a condução desta pesquisa de natureza qualitativa, a abordagem utilizada foi o Estudo de Caso. A priori, foram realizados estudos teóricos sobre a utilização de games na educação e sobre as estratégias cognitivas, posteriormente foi realizada a inserção no lócus de pesquisa para a coleta de dados, seguindo todos os critérios éticos de pesquisas com menores de idade. Utilizando-se do diário de campo, questionário e entrevista, a coleta de dados foi realizada junto a adolescentes que utilizam os games em atividades formais de aprendizagem. Após a coleta de dados, realizando-se a tabulação dos dados, a codificação dos sujeitos e a transcrição das respostas das entrevistas, a análise foi realizada por meio da confrontação teórica como também com o cruzamento dos dados, para a realização da produção cartográfica. Os dados apontam que o aprendizado de estratégias cognitivas é potencializado por meio dos games, e que a aprendizagem versa mais sobre competências e habilidades do que para conteúdos formais.
Abstract: The literature indicates that the use of games allows positive results in learning, as they allow students to approach the classroom, since using in class a resource that they already use at other times, may promote interest in participating. The present research deals with a study that had as its general objective to analyze which cognitive learning strategies are potentiated through the games in and out of school context. For the theoretical studies were used, among others: Ramos and Cruz (2018), Pimentel (2017), Pereira and Campos (2016) and Silva (2012). To conduct this qualitative research, the approach used was the Case Study. Initially, theoretical studies were conducted on the use of games in education and cognitive strategies, after which the research locus was inserted for data collection, following all the ethical criteria of underage research. Using the field diary, questionnaire and interview, data collection was performed with adolescents who use games in formal learning activities. After data collection, by tabulating the data, coding the subjects and transcribing the interview responses, the analysis was performed by means of theoretical confrontation as well as the crossing of the data for the cartographic production. The data indicate that the learning of cognitive strategies is enhanced through games, and that learning is more about skills and abilities than formal content.
Palavras-chave: Educação
Estratégias Cognitivas
Tecnologias Digitais
Education
Cognitive Strategies
Digital Technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Larissa Torres da. Desenvolvimento de estratégias cognitivas com games no ensino de inglês. 2020. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6879
Data do documento: 12-nov-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento de estratégias cognitivas com games no ensino de inglês.pdf449.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.