Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6814
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Currículos e TDICs: elaboração e ascensão das tecnologias no cenário pós base nacional comum curricular |
Autor(es): | Cardoso, Otávio Augusto de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Pereira, Rodrigo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, José Roberto da |
Resumo: | O processo de organização escolar perpassa por várias etapas que tem o seu fim resultado no funcionamento de uma instituição de ensino, que por sua vez detalha o seu modelo de organização através da elaboração do currículo escolar. Nesse sentido, este trabalho objetivou investigar como é realizada a construção desse currículo, atentando-se aos elementos obrigatórios exigidos pelos documentos oficiais que regulamentam e norteiam a educação a contexto de Brasil. Seguindo essa linha, investigamos a origem e a inserção do conceito de competências no cenário educacional brasileiro através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que hoje se caracteriza como documento referência para a educação, tal conceito direciona atualmente o trabalho educativo a ser desenvolvido pelas instituições escolares espalhadas pelo país. Dentre as competências a serem desenvolvidas pelas escolas e apreendidas pelos estudantes, analisamos dentro da BNCC as que estão relacionadas as tecnologias na educação, nesse sentido, detalhamos como cada área do saber incorporou no documento o uso das tecnologias durante toda a educação básica para uma aprendizagem de maior caráter qualitativo. Por último, foi feita uma pesquisa com professores do anos iniciais do ensino fundamental relacionada a utilização e percepção da eficácia do uso das tecnologias em sala de aula, fazendo uma comparação com o ensino através da Tecnopedagogia que vem ganhando espaço no cenário educativo a medida em que as tecnologias ganham cada vez mais espaço no chão da escola. |
Abstract: | The process of school organization goes through several stages that has its end result in the functioning of an educational institution, which in turn details its model of organization through the elaboration of the school curriculum. In this sense, this work aimed to investigate how it is performed. the construction of this curriculum, paying attention to the obligatory elements required by the official documents that regulate and guide education in the context of Brazil. Following this line, we investigate the origin and insertion of the concept of competences in the Brazilian educational scenario through the National Curriculum Parameters (PCNs) and the Common National Curricular Base (BNCC), which today is characterized as a reference document for education. currently the educational work to be developed by school institutions throughout the country. Among the competences to be developed by schools and learned by students, we analyze within BNCC those related to technologies in education, in this sense, we detail how each area of knowledge incorporated in the document the use of technologies throughout basic education for learning. of a higher qualitative character. Finally, a survey was conducted with teachers from the early years of elementary school related to the use and perception of the effectiveness of the use of technologies in the classroom, making a comparison with teaching through Technopedagogy that has been gaining space in the educational setting as that technologies are gaining more space on the school floor. |
Palavras-chave: | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICs Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs Base Nacional Comum Curricular - BNCC Educação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | CARDOSO, Otávio Augusto de Oliveira. Currículos e TDICs: elaboração e ascensão das tecnologias no cenário pós base nacional comum curricular. 2020. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6814 |
Data do documento: | 13-fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Currículo e TDICS; elaboração e ascensão das tecnologias no cenário pós base nacional comum curricular.pdf | 725.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.