00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM Dissertações e Teses defendidas na UFAL - EENF
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Tipo: Dissertação
Título: “Puberdade: o que acontece comigo?” - validação de tecnologia educativa em saúde sexual e reprodutiva
Título(s) alternativo(s): "Puberty: what happens to me?" - validation of educational technology in sexual and reproductive health
Autor(es): Farias, Isadora Pereira
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Eveline Lucena
metadata.dc.contributor.referee1: Moreira, Rossana Teotônio de Farias
metadata.dc.contributor.referee2: Lúcio, Ingrid Martins Leite
Resumo: A promoção da saúde de adolescentes incorporando informações sobre aspectos da sexualidade, traz um desafio para a criação de estratégias eficazes para sua participação. As Histórias em Quadrinhos se caracterizam como um importante instrumento comunicativo e educativo pois possuem informações escritas e ilustrativas, são de fácil acesso e compreensão, atingem diversas classes sociais e idades por abranger histórias dos mais diversos assuntos e o aprendizado se dá à medida em que são assimilados tanto novos conceitos quanto vocábulos. A criação de instrumentos educativos determina a necessidade de estudos avaliativos para assegurar sua atualidade em uma sociedade de transformação, tanto de valores sociais como de conhecimentos. Buscou-se validar o instrumento educativo, no formato de histórias em quadrinhos, denominado Puberdade: O que acontece comigo? - “Série Sexualidade e Educação”, como ferramenta pedagógica para adolescentes. O referencial teórico utilizado baseou-se na teoria da interação social de Lev Seminovitch Vygotsky. Trata-se de pesquisa metodológica, de abordagem quanti-qualitativa, realizada com 45 estudantes, de 10 a 18 anos de idade, de uma escola da rede pública de Maceió-Alagoas. Para a coleta de dados foram realizados oito grupos focais. Os dados quantitativos foram apresentados em forma de distribuições de frequências absolutas e relativas. Os dados qualitativos forma analisados baseado na técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que 100% dos estudantes mostraram boa aceitabilidade, considerando a história muito boa ou boa, e com tema muito importante (95,6%). Quanto aos assuntos discutidos na história, 48,9% dos alunos relataram um pouco de dificuldade na compreensão de alguns vocábulos, não havendo associação significativa entre o entendimento do conteúdo e as variáveis sexo e idade. Em relação à adequabilidade da história, 100% dos estudantes referiram que não mudariam nada no material. Os participantes também fizeram considerações pertinentes em relação às ilustrações do gibi, que foram prontamente ajustadas. A história em quadrinhos foi considerada um instrumento válido, com potencial pedagógico para ser trabalhado nas questões de saúde sexual e reprodutiva de adolescentes; ela constitui uma inovação tecnológica educacional de grande contribuição para promover autonomia no aprendizado dos adolescentes, podendo ter seu uso compartilhado dentro e fora das salas de aulas, e em conjunto com outros estudantes, professores, familiares e profissionais de saúde.
Abstract: The promotion of adolescents health, incorporating information on aspects of sexuality, poses a challenge for the creation of effective strategies for their participation. Comics are characterized as an important communicative and educational tool because they have written and illustrative information, they are easy to access and understand, they reach different social classes and ages because they cover stories of the most diverse subjects and learning takes place as they are. assimilated both new concepts and words. The creation of educational instruments determines the need for evaluative studies to ensure its relevance in a changing society, both in terms of social values and knowledge. We sought to validate the educational instrument, in the form of comic books, called Puberty: What happens to me? - “Sexuality and Education Series”, as a pedagogical tool for teenagers. The theoretical framework used was based on Lev Seminovitch Vygotsky's theory of social interaction. This is a methodological research, with a quantitative and qualitative approach, carried out with 45 students, from 10 to 18 years old, from a public school in Maceió-Alagoas. For data collection, eight focus groups were performed. Quantitative data were presented in the form of distributions of absolute and relative frequencies. Qualitative data were analyzed based on the content analysis technique. The results showed that 100% of the students showed good acceptability, considering the story very good or good, and with a very important theme (95.6%). As for the subjects discussed in the story, 48.9% of students reported a little difficulty in understanding some words, with no significant association between understanding the content and the variables sex and age. Regarding the adequacy of the story, 100% of the students said that they would not change anything in the material. Participants also made pertinent considerations regarding the comic book illustrations, which were readily adjusted. The comic strip was considered a valid instrument, with pedagogical potential to be worked on issues of sexual and reproductive health of adolescents; it constitutes an educational technological innovation of great contribution to promote autonomy in the learning of adolescents, being able to have its use shared inside and outside the classrooms, and together with other students, teachers, family members and health professionals.
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos
Tecnologia educacional
Saúde sexual
Enfermagem
Adolescente
Puberdade
Graphic novels
Educational technology
Sexual health
Nursing
Adolescent
Puberty
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: FARIAS Isadora Pereira. “Puberdade: o que acontece comigo?” - validação de tecnologia educativa em saúde sexual e reprodutiva. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6810
Data do documento: 19-dez-2019
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