05 CAMPUS ARAPIRACA 03 - UNIDADE PENEDO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE PENEDO Trabalhos de de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA DE PESCA - UNIDADE PENEDO
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepção ambiental de professores e alunos do Ensino fundamental do povoado Pontal do Peba, Alagoas.
Autor(es): Bruno, Mirelli Karlla da Silva Sousa
Primeiro Orientador: Coelho Filho, Petrônio Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Geraldo Inácio
metadata.dc.contributor.referee2: Sampaio, Cláudio Luis Santos
Resumo: A educação ambiental é indispensável à sensibilização das pessoas em relação ao meio em que vive, e a escola é considerada como o local ideal para a produção e discussão de conhecimentos. O objetivo desta pesquisa foi diagnosticar a percepção ambiental de professores e alunos de uma escola municipal em uma comunidade de pescadores pertencentes a uma Área de Proteção Ambiental (APA) no município de Piaçabuçu, Alagoas. O projeto foi desenvolvido no período de março a dezembro de 2009, a percepção ambiental foi realizada através da aplicação de um questionário a seis professores e 130 alunos, do turno vespertino, de forma a avaliar o entendimento dos mesmos com relação aos problemas ambientais observados na região. Efetuaram-se atividades de sensibilização e conscientização, com conteúdos e práticas em Educação Ambiental, envolvendo os alunos do Ensino Fundamental, de forma a motivá-los a discutir e compreender a problemática local. As respostas dos questionários mostraram que problemas com saneamento básico (esgoto) foram considerados como os mais preocupantes, seguido por problemas com a pesca, preservação dos ambientes locais e por fim, poluição (resíduos sólidos); quanto aos métodos mais utilizados para contribuir para a conscientização ambiental, 55% dos educadores utilizam-se de conversas e discussões, e ainda segundo eles a melhor didática para se trabalhar Educação Ambiental seria através de peças teatrais e dinâmicas; já quanto aos educandos, estes marcaram que o animal mais encontrado em um ambiente de manguezal foi o “peixe” (97%), seguido por objetos de difícil degradação, enquanto que o animal característico deste local o “caranguejo” aparece com 85%. Foi observado que tanto docentes quanto discentes possuem um bom entendimento da relação dos impactos das atividades humanas no ambiente em que vivem. No entanto, essa percepção não é suficiente para levar a uma modificação de comportamento e para um manejo adequado dos ecossistemas costeiros, mostrando que se torna necessário haver um programa de educação ambiental nesta unidade escolar.
Abstract: Environmental education is essential to educating people regarding the environment they live in, and the school is considered as the ideal place for the production and discussion of knowledge. The objective of this research was to diagnose the environmental perception of teachers and students of a municipal school in a community of fishermen belonging to an Environmental Protection Area (APA) in the municipality of Piaçabuçu, Alagoas. The project was carried out from March to December 2009, the environmental perception was performed by applying a questionnaire to 6 teachers and 130 students, the afternoon shift, in order to assess the understanding of the same in relation to environmental problems observed in region; through awareness and awareness activities, content and practices in Environmental Education, involving elementary school students in order to motivate them to discuss and understand the local problems. The responses to the questionnaire showed that problems with sanitation (sewerage) was regarded as the most worrying, followed by problems with fishing, conservation of local environments and finally, pollution (dirt); about the methods used to contribute to environmental awareness, 55% of educators are used in conversations and discussions, and yet they say the best teaching to work for environmental education would be through theatrical and dynamic parts; already as to the learners, these marked the animal most commonly found in a mangrove environment was the "fish" (97%), followed by objects are difficult to degrade, while the characteristic of this local animal the "crab" came to 85%. It was observed that both teachers as students have a good understanding of the relationship of the impacts of human activities on the environment in which they live. However, this perception is not sufficient to lead to behavior modification and proper management of coastal ecosystems, showing that it is necessary to be an environmental education program in this school unit.
Palavras-chave: Escola Pública - Ensino Fundamental
Educação ambiental - Sensibilização
Pontal do Peba (AL) - Educação ambiental
Public School - Elementary School
Environmental education - Awareness raising
Pontal do Peba (AL) - Environmental education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCA::ENGENHARIA DE PESCA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pesca
Citação: BRUNO, Mirelli Karlla da Silva Sousa. Percepção ambiental de professores e alunos do Ensino fundamental do povoado Pontal do Peba, Alagoas. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Pesca) – Unidade Penedo – Campus Arapiraca, Curso de Engenharia de Pesca, Universidade Federal de Alagoas, Penedo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6694
Data do documento: 27-abr-2015
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