00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6651
Tipo: Dissertação
Título: Escrita em língua inglesa por meio da gamificação em uma plataforma virtual
Título(s) alternativo(s): English language writing through gamification in a virtual platform
Autor(es): Portugal, Rita de Cássia Couto Medeiros
Primeiro Orientador: Ifa, Sérgio
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Ana Karina de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Stella, Paulo Rogério
Resumo: Esta dissertação visou compreender uma experiência de uma professora-pesquisadora na disciplina de língua inglesa com duas turmas de terceiro ano do ensino médio integrado do Instituto Federal de Alagoas – nos cursos de Hospedagem e Agroecologia. Nas aulas, o foco linguístico-discursivo foi com o trabalho com a escrita em língua inglesa, compreendido como processo e não produto (HARMER, 2002; CAMPBELL, IFA, 2016). O foco didático-metodológico foi realizado por meio da implementação de estratégias de gamificação a partir de postagens em uma plataforma virtual no formato fórum, sob a perspectiva do Letramento Crítico (ANDREOTTI, 2014; JANKS, 2010, 2013, 2016; JORDÃO, 2016), para abertura de espaços para construção de cidadãos críticos e reflexivos. Os embasamentos teóricos deste estudo são: (1) a visão de língua e linguagem proposta por Bakhtin (1997), que considera que todas as esferas das relações humanas estão relacionadas à linguagem e que a linguagem se constitui no diálogo social. (2) a discussão que trata do excesso de informações e redução de fronteiras, censura, formações sociais e poder (NASCIMENTO, 2014; ZACCHI, 2014; ALVES, 2015). (3) a gamificação (ZICHERMANN; CUNNINGHAM, 2011; SHELDON, 2012; KAPP, 2012, 2013) como forma alternativa de promover uma aprendizagem motivadora, engajadora e colaborativa. (4) a perspectiva do LC (ANDREOTTI, 2014; JANKS, 2010, 2013, 2016; JORDÃO, 2016) que nos atenta às múltiplas visões de mundo e como nos constituímos (design) sob relações de poder, acesso e diversidade, para repensar conexões transculturais a que somos expostos dia a dia de modo não apenas a tornar nossa coexistência proveitosa, mas também expor e mudar as inequidades em contextos locais e globais (redesign). Os objetivos da pesquisa eram analisar e refletir sobre a minha participação e a dos alunos nas aulas gamificadas; identificar os impactos da experiência gamificada. Para atingir os objetivos, a pesquisa realizada seguiu as orientações metodológicas sobre autoetnografia (ELLIS, BOCHNER, 2000; SANTOS, GARMS, 2014; EISENBACH, 2016) por seu caráter sensível, instrospectivo, reflexivo, na qual, através de relatos pessoais, podemos validar e atribuir sentido a experiências sociais e culturais historicamente situadas. A pesquisa se deu no curso de nove semanas, através das quais foram trabalhados os temas de Entretenimento e Conversas do dia a dia determinados através dos interesses dos alunos das turmas participantes mediante estratégias gamificadas. Os instrumentos de coleta utilizados foram diários de aula, gravações, planos de aula, questionários, produções escritas, tabelas de registro das atividades gamificadas e entrevistas. A escola não é isolada do diálogo social, ainda mais em contextos globais e locais (TAVARES; STELLA, 2014), e a sala de língua inglesa também era um lugar para promover cidadania. Foi possível desencadear um processo de escrita em que o trabalho e o compartilhamento das ideias entre os alunos fez parte do processo para promover desenho e redesenho de discursos (design e redesign) abordado no letramento crítico por Janks (2010; 2016) em que o LC, na aprendizagem, foi uma forma de empoderamento do aprendiz, então capaz de usar a língua como forma de realizar ações, repensar porquês e promover mudanças nos vários contextos de que participa. Esta pesquisa se insere no campo de linguística aplicada (MOITA-LOPES, 2006) por seu caráter de estudo da linguagem em múltiplos contextos.
Abstract: This dissertation aims to comprehend the experience of a teacher/researcher in the subject of English Language with two classes of third year of Professional integrated highschool in the Federal Institute of Alagoas (IFAL) - in the courses of Hosting and Agroecology. During those classes, the linguistic-discussive focus was English language writing, understood here as a process, not a product (HARMER, 2002; CAMPBELL; IFA, 2016). The teaching methodology was accomplished through the implementation of gamified strategies and through online posts in a virtual forum platform, in the perspective of Critical Literacy (ANDREOTTI, 2014; JANKS, 2010, 2013, 2016; JORDÃO, 2016), opening spaces for fostering critical and reflective citizens. The theories that base this study are: (1) a vision of language as purposed by Bakhtin (1997), who considers that all spheres of human relations are related to language and that language is constituted by social dialogue. (2) the discussion related to excess of information and frontiers reduction, censorship, social formations and power (NASCIMENTO, 2014; ZACCHI, 2014; ALVES, 20165). (3) gamification (ZICHERMANN; CUNNINGHAM, 2011; SHELDON, 2012; KAPP, 2012, 2013) as an alternative way of promoting motivational, engaging and cooperative learning. (4) the perspective of Critical Literacy (ANDREOTTI, 2014; JANKS, 2010, 2013, 2016; JORDÃO, 2016) that points towards the multiple visions of the world and how we are constituted (designed) under power, access and diversity relations, in order to rethink transcultural connections to which we are exposed daily, not only to make our cohexistance gratifying, but also to expose and change inequities in local and global contexts (redesign). The purposes of the research were to analyse and reflect upon my and students‘ participation in gamified classes and to identify impacts of the gamified experience. In order to reach its purposes, this research followed the methodological orientations of autoethnography (ELLIS, BOCHNER, 2000; SANTOS, GARMS, 2014; EISENBACH, 2016) for its sensitive, introspective and reflective characteristics, in which, through personal accounts, we can validate and attribute sense to social, cultural and historical experiences. The research happened for nine weeks, and the themes tackled during the classes were "entertainment" and "everyday conversations". The themes were determined through students‘ interests, and worked through gamified strategies. The data collection instruments were autobiographic journals, recordings, lesson plans, questionnaires, written productions, gamified activities registers and interviews. Schools are not isolated from social dialogue, even more in global and local contexts (TAVARES; STELLA, 2014), and the English language classroom was also viewed as a place to promote citizenship. It was possible to trigger a written process in which work and sharing of ideas between students became part of the process to promote design and redesign of discourses, as addressed in Janks' (2010; 2016) Critical Literacy. In learning, it was a way of empowering the students, then, able to use language as a way of acting, rethinking and promoting changes in the many social contexts they interacted with. This research is inserted in the field of applied linguistics (MOITA-LOPES, 2006) due to this field studies of language in multiple contexts.
Palavras-chave: Letramento crítico
Língua inglesa – Ensino e aprendizagem
Gamificação
Estratégia didática
Métodos de ensino
Critical literacy
English language - Teaching and learning
Gamification
Didactic strategy
Teaching methods
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: PORTUGAL, Rita de Cássia Couto Medeiros. Escrita em língua inglesa por meio da gamificação em uma plataforma virtual. 2020. 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Literatura) - Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6651
Data do documento: 18-jan-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Escrita em língua inglesa por meio da gamificação em uma plataforma virtual.pdf3.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.