Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6630
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A Questão indígena na sala de aula: desafios e contradições do ensino e um estudo de caso na Escola de Educação Básica Helena de Oliveira - Pilar/AL |
Autor(es): | Ferreira, Isabel Alves |
Primeiro Orientador: | Lima, José Roberto Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vivar Flores, Alberto |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, José Roberto Gomes da |
Resumo: | O presente trabalho é uma monografia resultante do processo de pesquisa baseada em parte pela trajetória histórica dos povos indígenas, e como essa temática é abordada em sala de aula, com a pretensão de analisar a partir de um questionário afim de perceber a visão de alguns alunos, e ver como em pleno século XXI essa problemática ainda precisa de uma formalização de acordo com as Normas da Legislação, verificando como ocorreu todo o processo até os dias atuais. Diante de tal questionamento feito na Escola de Educação Básica Helena de Oliveira em Pilar-AL, para assim buscar respostas em relação a essa temática em todo o processo educacional e qual a sua relevância para essa Instituição? Levando em consideração uma breve análise no âmbito escolar no geral, principalmente no Estado de Alagoas. |
Abstract: | The present work is a monograph resulting from the research process based partly on the historical trajectory of indigenous peoples, and how this theme is approached in the classroom, with the pretension to analyze from a questionnaire in order to perceive the vision of Some students, and see how in the 21ST century this problem still needs a formalisation in accordance with the Norms of Legislation, verifying how the whole process has occurred until the present day. Faced with such questioning in the School of Basic Education Helena de Oliveira in Pilar-AL, so to seek answers in relation to this theme throughout the educational process and what is its elevance to this Institution? Taking into consideration a brief analysis in the school context in general, especially in the State of Alagoas. |
Palavras-chave: | Educação indígena - Pilar (AL) - Escola de Educação Básica Helena de Oliveira Índios - História Sala de aula Indigenous education - Pilar (AL) - Helena de Oliveira Basic Education School Indians - History Classroom |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História |
Citação: | FERREIRA, Isabel Alves. A Questão indígena na sala de aula: desafios e contradições do ensino e um estudo de caso na Escola de Educação Básica Helena de Oliveira - Pilar/AL. 2020. 140 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes. Programa de Pós Graduação em História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6630 |
Data do documento: | 15-abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A QUESTÃO INDIGENA NA SALA DE AULA - DESAFIOS E CONTRADIÇÕES DO ENSINO E UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA HELENA DE OLIVEIRA-PILAR-AL.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.